O Ministério da Educação publicou nesta sexta-feira o edital de abertura do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), que concederá 600 bolsas de estudo para alunos estrangeiros em instituições federais de ensino superior do Brasil.

CARREGANDO :)

O Promisaes dará ajuda financeira de um salário mínimo mensal a universitários estrangeiros do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), especialmente de países africanos. As bolsas serão concedidas por 12 meses, a partir de março. O Brasil tem 1.588 alunos no PEC-G. O maior número é da África, principalmente da Guiné-Bissau e de Cabo Verde.

A universidade que abriga maior número de alunos do programa é a UFRJ (Rio de Janeiro), com 117, seguida da UnB (Brasília), com 87. Em 2005, o Brasil acolheu 1.588 universitários de 34 países da África, América Latina e Caribe. Destes, 1.165 estudam em universidades federais, 238 em estaduais e 185 em particulares. Mais da metade deles estuda em universidades da Região Sudeste: 753. Os demais estão assim distribuídos: 276 no Nordeste, 344 no Sul, 154 no Centro-Oeste e 62 no Norte.

Publicidade

As Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) terão até 13 de janeiro para aderir ao Promisaes e até o dia 27 para enviar à Secretaria de Educação Superior (SESu) a lista dos pré-selecionados. Os classificados não poderão estar cursando o último semestre nem receber outra bolsa de estudos ou exercer atividade remunerada, mesmo para fins curriculares. As universidades deverão fazer a pré-seleção analisando condição socioeconômica, rendimento acadêmico e freqüência escolar.