O ministério da Educação (MEC) deverá prorrogar as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (ProUni), que terminariam nesta quarta-feira.
A nova fase de inscrições deverá incluir uma medida para beneficiar estudantes que optarem pela bolsa de 50%. A idéia é que esses alunos possam ter acesso ao Financiamento Estudantil (Fies) para arcar com a outra metade da mensalidade.
O secretário-executivo do MEC, Fernando Haddad, disse, nesta quarta-feira, que ainda não foram preenchidas cerca de 15 mil bolsas de 50%. Haddad afirmou também que muitos dos estudantes estão deixando de se inscrever no Prouni por não ter condição de pagar a outra metade da mensalidade.
O ministro da educação, Tarso Genro, disse que a nova fase de inscrições deverá durar alguns dias até o preenchimento das 112 mil vagas disponíveis.
Para concorrer às bolsas, o aluno precisa ter feito o Enem em 2002, 2003 ou 2004, ter cursado o ensino médio em escola pública ou recebido bolsa integral em instituição particular, comprovar renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 390,00) para bolsa integral e de até três salários mínimos (R$ 780,00) para bolsa parcial. A inscrição, gratuita, deve ser feita pela internet no endereço www.mec.gov.br/prouni.