Ao todo serão abordados 20 temas de formação geral:
1 - sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e inclusão;
2 - exclusão e minorias;
3 - biodiversidade;
4 - ecologia;
5 - mapas sócio e geopolítico;
6 - globalização;
7 - arte, cultura e filosofia;
8 - políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, segurança e desenvolvimento sustentável;
9 - redes sociais e responsabilidade: setor público, privado, terceiro setor;
10 - relações interpessoais (respeitar, cuidar, considerar e conviver);
11 - vida urbana e rural;
12 - inclusão/exclusão digital;13 - democracia e cidadania;
14 - violência;
15 - terrorismo;
16 - avanços tecnológicos;
17 - relações de trabalho;
18 - tecnociência;
19 - propriedade intelectual;
20 - diferentes mídias e tratamento da informação.
O componente específico da área de biologia, terá por objetivos: avaliar a aprendizagem e o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, competências e habilidades e o perfil profissional.
O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta segunda-feira (11) no "Diário Oficial da União" o conteúdo programático que será avaliado no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2008.
Neste ano serão avaliadas as áreas de arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química e os cursos superiores de tecnologia em construção de edifícios, alimentos, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.
O exame terá 4 horas de duração e cobrará conteúdos da formação geral em todas as áreas um componente específico em biologia. "No componente de formação geral será considerada a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive", diz o documento publicado nessa segunda.
Além das habilidades e competências na profissão, os estudantes deverão mostrar a compreensão sobre temas que extrapolam sua área exclusiva de atuação. "Essa compreensão vincula-se a perspectivas críticas, integradoras e à construção de sínteses contextualizadas", afirmam as orientações do exame.
Sobre o Enade
A prova do Enade é a mesma para ingressantes e concluintes da mesma área e conta com 40 questões de múltipla escolha e dissertativas, 30 específicas do curso e dez de formação geral. Com base no desempenho dos estudantes, os cursos receberão conceitos de 1 a 5.
O exame é obrigatório para os alunos selecionados por amostragem pelo Inep. Caso o aluno escolhido pelo Inep não faça a prova, ele perderá o direito de receber o diploma de conclusão de curso.
A prova faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e visa avaliar a qualidade do cursos de graduação mediante o desempenho dos estudantes. Também compõem o Sinaes, a Avaliação de Curso e a Avaliação Institucional.
Inscrições
Até o dia 31 de agosto as instituições de ensino deverão inscrever os estudantes habilitados a realizar a prova. No dia 26 de setembro o MEC divulgará a lista de quem foi selecionado por amostragem para responder ao exame. As provas serão aplicadas no dia 9 de novembro.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião