O Ministério da Educação (MEC) informou, na tarde desta quinta-feira (24), que vai prorrogar as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até às 23h59 do próximo domingo, dia 27 de janeiro. O órgão afirmou que vai estender o prazo para “garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes”. O resultado, no entanto, será mantido e estará disponível no dia 28, conforme divulgado no calendário anterior.
Leia também: Falha no site do Sisu permite que candidatos acessem inscrições de outros estudantes
Diferente de antes, as notas de corte serão feitas à 00h00 apenas, e não mais quatro vezes ao dia, às 7h, 12h, 17h30 e 20h. “A medida foi adotada para não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente”, afirmou o ministério em nota.
Falhas
Ainda sobre os relatos de falhas e lentidão no site, o MEC disse que “continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável”, e afirmou que o sistema “está funcionando normalmente nesta quinta”. No entanto, vários estudantes publicaram relatos nas redes sociais sobre falhas no site, inclusive sobre um erro que permite que candidatos acessem inscrições de outros estudantes.
No Twitter, estudantes compartilham imagens que mostram o erro. “Cuidado pessoas, fui verificar minha inscrição e entrei na de outra pessoa. Peguei o número e avisei a moça do ocorrido. Vi que o problema ocorreu com outras pessoas tb”, diz um dos relatos.
Ainda há outros que reclamam: “Coloquei minha senha e entrei na página de outra pessoa”, “percebi que não era a minha conta”, “eu ‘tô’ escolhendo por outra pessoa”.
O MEC já havia publicado nota relatando instabilidades no site, mas ainda não se pronunciou sobre as últimas alegações dos candidatos.
Leia também: Filho de porteiro e diarista supera dificuldades para ingressar em Medicina na UFPR
Lentidão
Desde o dia 22, primeiro dia para que os estudantes fizessem as inscrições, o portal registrou lentidão. “A instabilidade foi causada por um grande volume de acessos espontâneos na rede do MEC. O sistema, que nas edições anteriores, recebia de 25 a 30 mil acessos simultâneos, registrou hoje picos de até 350 mil acessos simultâneos”, publicou o órgão na data.
A recomendação da área técnica do MEC é que “o estudante com dificuldade de acesso atualize a página de inscrição antes de preencher os dados".