O MEC (Ministério da Educação) renovou nesta quinta-feira (27), por meio de portaria, o reconhecimento de 4.370 cursos superiores. A lista completa foi publicada no "Diário Oficial" da União. As informações são da Agência Brasil. A renovação é feita de três em três anos, de acordo com o ciclo do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), e é requisito para a validade dos diplomas emitidos.
Para a análise, o MEC considera os resultados obtidos pelo curso nas avaliações. Aqueles que obtiveram CPC (Conceito Preliminar de Curso) 1 ou 2 são fiscalizados e podem ser descredenciados, caso seja comprovada alguma inconformidade com as normas da pasta. O CPC concede notas de 1 a 5. As instituições com reconhecimento renovado têm o prazo de 60 dias para apresentar ao MEC o número de vagas a ser ofertado, o endereço, a denominação e o grau do curso. As informações servirão para atualizar o banco de dados do MEC e devem ser fornecidas no site do ministério.
Caso a instituição não se manifeste no prazo mencionado, as informações serão automaticamente renovadas de acordo com os últimos dados do MEC sobre os cursos.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast