O desempenho dos 46 mil candidatos ao Vestibular 2006 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ficou abaixo da metade das 80 questões da prova da primeira fase, aplicada em 20 de novembro. A média ficou em 35,50 pontos, pouca coisa acima do que foi registrado no concurso do ano passado e também das expectativas.

CARREGANDO :)

"Esperávamos que os candidatos tivessem conseguido pelo menos 50% de aproveitamento", disse o reitor Carlos Augusto Moreira Júnior, em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira. Segundo o reitor, professores consultados afirmaram que a prova estava um pouco mais difícil que a do vestibular 2005.

Segundo informações do repórter Macio Campos, da Gazeta do Povo, a média foi dez pontos maior entre os quase 14 mil vestibulandos que foram classificados para a segunda fase do vestibular, que acontece nos dias 11 e 12 próximos: 45,57 pontos em 80 possíveis. Em 2005, os selecionados tiveram média 44,06. A maior média de aproveitamento foi no curso de Medicina, de 63,6 pontos. A concorrência para a segunda fase ainda não foi divulgada pela UFPR.

Publicidade

Nesta etapa decisiva começa a disputa pelas cotas. As 1.642 vagas destinadas a estudantes que se consideram negros ou oriundos de escolas públicas serão disputadas por quase 3 mil candidatos. No último vestibular, sobraram 258 vagas relativas às cotas raciais, o que deve se repetir este ano, segundo Moreira Júnior. As vagas que não forem preenchidas pelos cotistas serão disputadas em concorrência geral.

Moreira Júnior avalia como positiva o sistema de realizar o vestibular em duas fases, neste segundo ano de esperiência. "As duas fases servem para separar os candidatos com maior habilidade e tornaram o processo mais funcional. É mais fácil corrigir 13 mil redações, em vez de 45 mil.", justifica.

Provar

Os formulários aos alunos da UFPR interessados em participar da primeira fase do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar) começam a ser entregues nesta sexta e sábado. O sistema permite que alunos da UFPR ou de outras universidades mudem de curso, turno ou habilitação, aproveitando vagas deixadas por alunos que abandonam os estudos universitários.

Os formulários a estudantes de outras faculdades que queiram tentar transferência para a UFPR começam a ser entregues no dia 22 de dezembro.

Publicidade