Meninas de 9 e 10 anos superaram os meninos em uma pesquisa sobre habilidades digitais, como busca e repasse de informações. Por outro lado, eles se interessam mais em navegar no mundo virtual e acreditam estar mais preparados do que elas para isso. Esses são alguns dos resultados de uma pesquisa realizada com 1272 alunos, de quarto e quinto anos do ensino fundamental nos Estados Unidos. Todos eles tinham acesso a notebooks dentro e fora da sala de aula.
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Estudantes que foram proibidos de usar notebooks ou tablets para fazer anotações tiveram notas 18% mais altas em comparação aos outros
Leia a matéria completaOs estudantes envolvidos no levantamento, realizado na Universidade Estadual de Iowa, foram avaliados em suas capacidades de fazer pesquisas na internet, avaliar fontes, interagir on-line, entre outras habilidades. De uma faixa de 0 a 27 pontos, determinada pelo cruzamento de dados da pesquisa, as meninas ficaram, em média, com a nota 14,43, enquanto que os meninos, com 12,69, diferença considerada significativa pelos pesquisadores, por vários fatores, entre eles porque elas utilizam menos as ferramentas digitais.
Os responsáveis pelo estudo não chegaram a uma conclusão do motivo pelo qual as meninas têm melhor desempenho. Uma das causas possíveis citada por eles é o fato de as meninas serem mais hábeis em linguagem e interpretação.
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Plugados
A pesquisa mostrou também que os alunos de quarto e quinto ano com acesso a plataformas digitais passaram a fazer a maior parte das suas atividades virtuais em sala de aula. Eles assistem a vídeos durante as explicações dos professores e acessam diferentes sites de informação.
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