Foram divulgados nesta quinta-feira os vencedores do 21º prêmio Jovem Cientista, distribuído pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nesta edição, as vencedoras das três categorias são mulheres.
Na categoria graduados, para pesquisadores com menos de 40 anos, a vencedora foi Ana Beatriz Veiga, 29 anos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Ela pesquisou a síndrome hemorrágica causada pelo veneno da taturana. O prêmio foi de R$ 20 mil.
Na categoria estudante de ensino superior, para alunos com menos de 30 anos, a vencedora foi Amanda Meskauskas, de 22 anos, do Instituto Israelita de Pesquisa Albert Einstein, de São Paulo. Ela pesquisou a cultura de células-tronco de sangue do cordão umbilical e recebeu um prêmio de R$ 10 mil.
Na última categoria, para estudantes do ensino médio de até 25 anos, a vencedora foi Natália Martins, 16 anos, da Escola Estadual Olegário Maciel, de Minas Gerais. O tema de sua pesquisa foi um novo método de diagnóstico para doença de chagas. O prêmio era material de informática.