Na sala de aula eles acabaram de estudar sobre plaquetas, hemáceas e leucócitos, mas as imagens mais impressionantes que guardarão na memória não são as dos desenhos nos livros didáticos e, sim, a aparência real dessas células sanguíneas, vistas pelo microscópio. No dia 11 de maio os alunos do 5.º ano do Colégio Marista Santa Maria, orientados pela professora Dejanira Guimarães Costa, aprofundaram o conteúdo de Ciências que estudavam em sala visitando o Laboratório de Análises Clínicas (Lanac) e entenderam na prática tudo o que se pode descobrir ao se observar uma pequena gota de sangue.
A visita começou com a apresentação de uma peça de teatro preparada pelos funcionários do laboratório, enaltecendo cuidados com a saúde e valores fundamentais, como a solidariedade. Em seguida foi a vez da bioquímica Daniele Guimarães contar para a turma um pouco do seu trabalho cotidiano, mostrando como se descobrem doenças ao se analisar um exame de sangue e por que uma alimentação saudável realmente faz diferença para a qualidade de vida.
As 33 crianças presentes participaram com muitas perguntas e o auge da animação ocorreu quando visitaram o laboratório onde as amostras de sangue coletadas são examinadas por profissionais. "Estamos vendo exatamente o mesmo conteúdo nos livros, então essa experiência está bem dentro da proposta", diz a professora Dejanira, satisfeita com todo o interesse demonstrado pelos alunos.
Serviço:
O laboratório agenda visitas de turmas de qualquer escola que queira conhecer o trabalho que desenvolve. Professores interessados devem entrar em contato pelo telefone (41) 3023-1749.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia