Chegou a hora de fechar as apostilas e relaxar enquanto não chega a hora do maior e mais importante vestibular realizado no Paraná, conseqüentemente o mais tenso e estressante também. A orientação, a dois dias do concurso da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - as provas acontecem no domingo -, é da psicóloga Eloá Andreassa, especialista em orientação profissional. "Eu recomendo aos alunos para, a partir de agora, apenas irem às revisões e fecharem as apostilas em casa", afirma Eloá, que também atende vestibulandos em busca de orientações anti-estresse.
A psicóloga indica também que os estudantes esqueçam a vida de coruja, pelo menos por enquanto. "Nada de balada perto do dia da prova, nem noitadas estudando. Ficar de madrugada estudando é mortal, não façam isso. Os estudantes precisam trabalhar com os hemisférios cerebrais. O esquerdo já recolheu as informações, agora é hora de deixar o direito trabalhar, com a criatividade", enfatiza.
A melhor forma de desestressar, segundo Eloá, seria ter momentos de descontração como conversar com a família, fazer caminhadas, assistir a um filme. A especialista orienta que o estudante procure não falar de vestibular e que mantenha o pensamento positivo de que estudou o ano inteiro e por isso está bem preparado. "Cem por cento do conteúdo ninguém sabe. O estudante deve estar concentrado, mas não tenso", afirma a psicóloga.
Família
O relaxamento do vestibulando depende também da família. Caso o vestibulando verbalize seus sentimentos, que o assunto seja ouvido e comentado, mas que não renda longos diálogos. "Quando o estudante quiser expressar receio, a família deve dizer apenas que entende. A tensão que não é expressa acaba crescendo. Então é preciso que a família não aumente o papo e fique desesperada junto, nem minimize a situação", recomenda a psicóloga.
Pai e mãe são muito importantes neste momento e cada um pode executar uma função. "A mãe pode fazer um chazinho, que tem um efeito psicológico. Ele pode ser de camomila, que é infalível, ou erva-doce. E o pai pode dar aquela mensagem de força, de estímulo".
Para aqueles pais e mães que gostam de acompanhar os filhos nos locais de prova e só arredam o pé quando o candidato aponta na saída, uma dica valiosa. "Se a família não puser estresse e for só acompanhar, tudo bem. É bom que o estudante se sinta seguro. Ele vai despreocupado em cuidar com o caminho que deve fazer até o local de prova, isso ajuda a ficar mais calmo. Mas é melhor que a família não fique esperando. Isso faz acelerar, porque o estudante fica preocupado por ter alguém esperando lá fora", complementa.Alimentação
Para a véspera das provas e horas antes, algumas dicas de alimentação devem ser seguidas para ajudar em um bom desempenho. Não há muito segredo, nem grandes cronogramas. "Recomendo alimentação leve, nada diferente da dieta, e que evitem coisas pesadas para dormir bem a noite toda. Evitar também café e bebida alcoólica", orienta.
Dicas gerais
- Dormir e acordar cedo- Manter pensamentos positivos antes de dormir- Evitar dormir preocupado- Respirar fundo para relaxar na véspera e no dia da prova- Fazer alongamento- Evitar tomar remédio para relaxar- Levar água para a prova- Manter o pensamento: "Eu estou bem preparado, estudei o necessário"
Leia também o tópico
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião