Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Concurso Federal

No vestibular da UFPR, prova de Química deu trabalho a candidatos

Candidatos tem das 14 às 19 horas para resolver as questões do processo seletivo da UFPR | Marcelo Elias / Gazeta do Povo
Candidatos tem das 14 às 19 horas para resolver as questões do processo seletivo da UFPR (Foto: Marcelo Elias / Gazeta do Povo)
Trânsito tumultuado atrasou início das provas |

1 de 9

Trânsito tumultuado atrasou início das provas

Fila no campus de Ciências Agrárias |

2 de 9

Fila no campus de Ciências Agrárias

Movimento antes do início da prova |

3 de 9

Movimento antes do início da prova

Entrada de candidatos em local de prova |

4 de 9

Entrada de candidatos em local de prova

Cadeirante chega para fazer prova |

5 de 9

Cadeirante chega para fazer prova

Funcionário fecha entrada para o início da prova |

6 de 9

Funcionário fecha entrada para o início da prova

Provas começaram com 10 minutos de atraso |

7 de 9

Provas começaram com 10 minutos de atraso

Sala cheia para a prova do vestibular da UFPR |

8 de 9

Sala cheia para a prova do vestibular da UFPR

Cerca de 50 mil estudantes concorrem no vestibular da UFPR |

9 de 9

Cerca de 50 mil estudantes concorrem no vestibular da UFPR

Química e Matemática foram as matérias mais difíceis nesta primeira fase do Vestibular 2012/2013 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ocorrida neste domingo (11), segundo os estudantes que deixaram as salas de prova. Além de abordar o período da ditadura no país, assim como aconteceu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as provas da UFPR cobraram questões sobre o astronauta Neil Armstrong, sobre a imigração italiana e sobre os conflitos no Oriente Médio.

Segundo o estudante Alexander Carlos de Abreu, 21 anos, que busca vaga em Educação Física, a prova estava tranquila para quem estudou o ano inteiro. "Os professores apontaram durante as aulas vários assuntos que caíram, como Rio+20, questões de Literatura e a parte de Lentes de Física, por exemplo", conta.Foram 80 questões de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira e Português, compreensão de texto e literatura brasileira.

Ausentes

Segundo o Núcleo de Concursos da UFPR, neste domingo foram 5.976 candidatos ausentes (11,89%). Na prova do ano passado, faltaram 5.549 candidatos (11%). Dos candidatos que fazem a prova para a UFPR, 4.066 não compareceram (9,8%) e dos candidatos que fazem exame para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar, 1.910 (21,7%) faltaram.

O maior número de estudantes está concentrado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com 11.154 vestibulandos. Na Universidade Positivo são 8.785, no campus do Centro Politécnico 3.320, no Jardim Botânico 4.146 e na Unicuritiba 3.601 candidatos. A Secretaria de Trânsito orientara o tráfego nas ruas próximas a esses locais. Também há reforços nas linhas de ônibus que passam pelos colégios onde as provas serão realizadas.

Banca Especial

Bancas especiais foram montadas no Setor de Ciências Agrárias, no Juvevê. O atendimento prioritário ou diferenciado foi solicitado por 50 estudantes. Quatro deles estão internados no Hospital de Clínicas com Sarampo e um outro está internado no Hospital Evangélico por ter fraturado a tíbia. Os cinco estão recebendo atendimento diferenciado e outros estudantes com outras necessidades especiais contam com dois aplicadores de prova para a leitura das questões.

O resultado desta etapa será divulgado dia 26 deste mês. Os classificados farão a segunda etapa de provas nos dias 9 de dezembro (prova de produção e compreensão de textos com 4h30 de duração) e 10 de dezembro (provas específicas de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia). A previsão da divulgação dos resultados é para o dia 18 de janeiro do próximo ano.

Imagens do vestibular da UFPR

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.