Áporo
Formada com a junção do prefixo a negação mais póros, que quer dizer solução. Designa um problema com solução difícil. O curioso da palavra é que ela tem outros dois significados bem diferentes: é uma espécie de inseto ou um tipo de orquídea. A expressão é usada pelo escritor Carlos Drummond de Andrade em um poema homônimo em que os três sentidos aparentemente distantes são relacionados entre si.
Digladiador
Adjetivo que qualifica aquele que se digladia, discute com calor, ardorosamente. É uma expressão formada a partir do latim digladiatore e é uma referência a outra palavra de significado semelhante, gladiador.
Disfemismo
Do grego dysphemía. Palavra que quer dizer uma expressão grosseira ou desagradável usada em lugar de outra amigável ou neutra. É o contrário de eufemismo, quando usamos expressões para amenizar uma idéia desagradável como dizer que alguém "passou dessa para uma melhor". Então podemos concluir que disfemismo é um eufemismo para palavrões ou palavras de baixo calão.
Esquipático
Alguns dicionários dizem que o vocábulo surge da junção de esquisito com antipático. O adjetivo descreve uma pessoa extravagante, excêntrica, singular.
Hodierno
O que existe ou ocorre atualmente. Relativo aos dias de hoje. O adjetivo vem do latim hodiernus. Pode ser considerado um sinônimo de novo e um antônimo de retrógrado.
Tripanofobia
Da lista de palavras criadas com o sufixo fobia, essa, em especial, tem um significado curioso. Classifica uma pessoa que tem medo, aversão, horror à injeção.
Fontes: Dicionário Etimológico Nova Fronteira, de Antonio Geraldo da Cunha (Editora Nova Fronteira); Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (Editora Nova Fronteira); Dicionário Larousse Ilustrado da Língua Portuguesa (Editora Larousse do Brasil).