Quase 15 dias depois do final do pleito, o resultado da eleição para escolha do novo diretor do Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba, foi anunciado ontem. A ata com o resultado da eleição foi enviada ao governador Orlando Pessuti e o decreto nomeando a futura diretora Tânia Maria Acco deve ser publicado hoje em Diário Oficial.
A chapa 2, encabeçada pela professora de Língua Portuguesa, obteve pouco mais de 70% dos votos, mas a confirmação do resultado acabou adiada devido a um recurso da chapa 1. Liderada por Enzo Aparecido de Souza, a chapa pediu a impugnação do pleito porque Tânia concedeu uma entrevista a uma rádio da capital no dia da votação, conduta reprovada pelo edital. Mas a comissão eleitoral entendeu que não houve problema porque ela não pediu votos e só falou da importância da democracia.
A posse da nova direção está prevista para as 19 horas de amanhã, no próprio colégio. Tânia será a primeira diretora eleita após 56 anos sem votações diretas na instituição. Desde 1964, a direção do colégio era indicada pelo Executivo. O novo diretor terá a missão de administrar um orçamento anual de mais de R$ 10 milhões e atender a principal reivindicação da comunidade escolar: proporcionar uma gestão democrática.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura