Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Currículo fraco

Nova presidente da Capes coordena curso que teve descredenciamento recomendado em 2017

Capes aperfeiçoou de alguns dos critérios de concessão de bolsas
Fachada do edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Este conteúdo foi corrigido

Nomeada nesta quinta-feira, dia 15, a nova presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Cláudia Mansani Queda de Toledo é advogada e reitora do Centro Universitário de Bauru, antigo Instituto Toledo de Ensino (ITE), onde o ministro da educação Milton Ribeiro se formou na graduação em Direito e o advogado-geral da União e ex-ministro da Justiça André Mendonça se formou em 1993. A ITE pertence à família da Toledo desde que foi fundada, há 70 anos.

Além de reitora da instituição de ensino da família, Toledo é advogada e sócia do escritório Tortoro, Madureira e Ragazzi. Segundo seu currículo na Plataforma Lattes, tem mestrado em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e doutorado em Direito Constitucional pelo próprio Instituto Toledo de Ensino.

Foi coordenadora do curso de mestrado Sistema Constitucional de Garantias de Direitos, que em 2017 recebeu nota 2 da própria Capes, que ela agora preside. Na época, o curso teve seu descredenciamento recomendado, sugestão mantida pelo Conselho Técnico-Científico (CTC).

O relatório sobre o curso indicou que 23% dos professores não orientaram alunos, 20% não participaram de projetos de pesquisa e 35% não ofereceram nenhuma disciplina. Mesmo assim, a instituição recorreu e, em 17 de junho de 2020, o curso recebeu nota 4 e garantiu a manutenção da licença para ser ofertado.

A escolha da reitora para a Capes está sendo criticada por pesquisadores, principalmente pelo currículo, considerado fraco. "O ministro, ao demitir Benedito Aguiar, disse que iria optar por um perfil técnico e acadêmico. A escolha de Claudia desmente totalmente esse anúncio: basta olhar o currículo lattes, apenas atividades acadêmicas no centro universitário fundado pela família. O documento inclui até reunião com professores como atividade acadêmica. O ex-presidente Benedito Aguiar, apesar de não agradar a muitos, tem um currículo excelente", afirmou um cientista que prefere ficar anônimo, para não perder bolsas da Capes.

Carta aberta

Em 2001, o ITE foi investigado pelo Ministério Público e pela Polícia Federal diante de denúncias de um membro da família, Mauro Leite Toledo, que informou que a instituição, apesar de se declarar organização filantrópica, emitia notas ilegais para justificar a compra de material e mantinha um caixa dois para distribuir dinheiro a membros da família, incluindo o da atual presidente da Capes, que teria recebido R$ 23.867 em 1997, mesmo sem seu nome constar da folha salarial da instituição.

Procurada, a nova presidente da Capes ainda não se manifestou. Mas ela divulgou, ao assumir o cargo, uma carta de intenções, em que lista dez pontos para sua gestão. Entre eles, a manutenção da avaliação quadrienal, a "criação de uma força-tarefa para simplificar e desburocratizar os procedimentos de prestação de contas de benefícios, bolsas e outras formas de fomento" e "fortalecimento das atividades de suporte à formação de profissionais de magistério para a educação básica e superior".

Correção

Ao contrário do que estava escrito na primeira versão deste texto, apesar da recomendação de descredenciamento por nota 2, em 2017, o curso de doutorado coordenado por Cláudia Mansani Queda de Toledo não perdeu seu credenciamento na Capes. Após recorrer ao CTC, a nota 2 se manteve. O Centro Universitário Bauru, então, recorreu e, em 2020, acabou conseguindo nota 4, a mínima necessária para funcionar (a nota máxima é 7).

Corrigido em 20/04/2021 às 14:19

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.