Um dos maiores desafios dos professores de português é ensinar acentuação. Dilce Terezinha Sugiura leciona há 27 anos. Ela utiliza um método diferente para fazer com que seus alunos aprendam a identificar as sílabas tônicas e memorizem as regras de acentuação das palavras. "Eu uso um jogo de dominó adaptado. São 28 peças, como no jogo tradicional, em que de um lado colocamos palavras, como camelô e árvore e do outro as classificações: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas," conta Dilce, que leciona no Colégio Estadual Tenente Sprenger, em Pinhais. Depois de terem contato com o conteúdo teórico, os alunos são envolvidos no processo de criação do jogo. "Eles produzem as peças e escolhem as palavras. Depois são separados em duplas para jogar. É construtivo porque surgem dúvidas como porque a palavra mesa é uma paroxítona, mas não leva acento? Então aproveito para retomar as exceções das regras," explica. Os alunos aprovam e o método dá resultado. "Eles se interessam muito mais pela língua portuguesa. Percebo que sentem prazer no que estão fazendo e aprender torna-se divertido". A professora aproveita para incorporar as novas regras da língua portuguesa em suas aulas por meio dos jogos. "Escrever certo é essencial. Se o aluno não aprender a escrever da forma correta no período escolar, vai ter dificuldades na vida adulta, tanto para passar no vestibular como para encontrar um emprego."
Dilce acredita que utilizar jogos no processo de aprendizado dá certo e que a ideia pode ser usada para o ensino de outras disciplinas. "Na química, o professor pode aproveitar para trabalhar a tabela periódica, na memorização dos símbolos e dos nomes dos elementos."