“Nem todos os professores se preocupam em trazer métodos diferentes de ensino para a escola. Depois que apliquei o jogo, meus alunos se interessaram mais pela matéria e se sentiram valorizados.” Dilce Terezinha Siguiura, professora de português do Colégio Estadual Tenente Sprenger, em Pinhais| Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo

Um dos maiores desafios dos professores de português é ensinar acentuação. Dilce Terezinha Sugiura leciona há 27 anos. Ela utiliza um método diferente para fazer com que seus alunos aprendam a identificar as sílabas tônicas e memorizem as regras de acentuação das palavras. "Eu uso um jogo de dominó adaptado. São 28 peças, como no jogo tradicional, em que de um lado colocamos palavras, como camelô e árvore e do outro as classificações: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas," conta Dilce, que leciona no Colégio Estadual Tenente Sprenger, em Pinhais. Depois de terem contato com o conteúdo teórico, os alunos são envolvidos no processo de criação do jogo. "Eles produzem as peças e escolhem as palavras. Depois são separados em duplas para jogar. É construtivo porque surgem dúvidas como ‘porque a palavra mesa é uma paroxítona, mas não leva acento?’ Então aproveito para retomar as exceções das regras," explica. Os alunos aprovam e o método dá resultado. "Eles se interessam muito mais pela língua portuguesa. Percebo que sentem prazer no que estão fazendo e aprender torna-se divertido". A professora aproveita para incorporar as novas regras da língua portuguesa em suas aulas por meio dos jogos. "Escrever certo é essencial. Se o aluno não aprender a escrever da forma correta no período escolar, vai ter dificuldades na vida adulta, tanto para passar no vestibular como para encontrar um em­­prego."

CARREGANDO :)

Dilce acredita que utilizar jogos no processo de aprendizado dá certo e que a ideia pode ser usada para o ensino de outras disciplinas. "Na química, o professor pode aproveitar para trabalhar a tabela periódica, na memorização dos símbolos e dos nomes dos elementos."