| Foto: Benett/Ilustração Gazeta do Povo

Com o objetivo de fomentar a diversidade ideológica dentro do ambiente acadêmico, a Universidade Cornell, nos Estados Unidos, propôs a criação de um comitê para estudar o tema dentro da instituição. Voto vencido na assembleia realizada com os estudantes, a proposta reacendeu a discussão sobre a chamada “dominação intelectual” da esquerda dentro dos campi universitários, e a partir da qual o discurso conservador parece não encontrar ressonância. A partir deste exemplo fica a pergunta: criar espaços burocraticamente estabelecidos seria uma solução viável para se garantir a pluralidade de ideias nas universidades?

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Mesmo tímido, discurso conservador começa a ganhar fôlego na academia

Para muitos especialistas, a resposta é negativa e se baseia no argumento de que, como espaços que têm como função primordial a promoção do conhecimento, a abertura para a diversidade intelectual seria uma condição natural da academia.

“É importantíssimo dentro de uma universidade que todas as tendências e posições possam conviver de modo harmônico e sem que se perca o debate dialético, que é fundamental para o crescimento e para a evolução de qualquer pensamento, seja ele social ou cientifico”, pontua Sandro Lunard Nicoladeli, doutor em Direito e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Há os que pensam, por sua vez, que esta pluralidade nada mais é do que um ideal distante de ser alcançado, como é o caso do cientista político Bruno Garschagen, para o qual as próprias tentativas de se abrirem janelas para o discurso conservador são sinais da existência de um domínio ideológico nas universidades. Ele acrescenta que o fato de as propostas neste sentido serem rejeitadas apenas reforça a hegemonia de uma determinada ideologia, neste caso a da esquerda.

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“O pensamento conservador na universidade é caçado, proibido, negado e perseguido. Quem está na universidade sabe que a maioria dos professores não indica bibliografia conservadora e que ela continua sendo hermeticamente fechada a qualquer discurso que não seja marxista ou associado”, reforça Luiz Felipe Pondé, professor, filósofo e escritor.

Liberdade de pensamento

Para estes pesquisadores, a estrutura sobre a qual as diretrizes curriculares e as relações institucionais são construídas dão as bases para a predominância do discurso da esquerda nas universidades, que começou a ganhar força no Brasil durante o regime militar, como lembra Garschagen. De acordo com ele, a esquerda teria aproveitado um “vácuo” existente no ensino brasileiro e ocupado este espaço a partir do movimento de professores e intelectuais que, ao lecionarem em universidades, deram a elas a cara de sua ideologia.

“A estrutura curricular é função de algo que vem antes. Primeiro, temos pessoas que constroem vínculos sociais e institucionais porque se identificam em um conjunto de livros que leram, de teses que escreveram e que, portanto, falam a mesma língua. Isso garante a elas poder nos colegiados, bolsas de estudos e controle sobre grades curriculares”, acrescenta Pondé.

Ainda na avaliação do filósofo, a liberdade de manifestação do pensamento nos espaços acadêmicos existe somente na teoria, uma vez que, na prática, ao expor um ponto de vista contrário ao dominante, professores e alunos estariam sujeitos a perder bolsas de estudos ou espaço de aula, por exemplo.

Mesmo assim, estes pesquisadores se colocam contrários à criação de espaços institucionalmente constituídos para o debate e acreditam que a exposição à diversidade de posições ideológicas seria o melhor caminho para o acesso ao conhecimento. Nicoladeli concorda, mas defende que, ao refletirem a sociedade, as universidades já contemplam a pluralidade de ideias e que seria um reducionismo pensar que as estruturas curriculares irão transformar um estudante em um militante de qualquer posição ideológica.

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“A universidade é muito mais do que isto. Não podemos trazer esse discurso de vitimização, pois vítimas são aqueles que estão na sociedade e não têm como se expressar. Os que estão no espaço acadêmico têm totais condições de expressar suas ideias e posições”, resume.

Mesmo tímido, discurso conservador começa a ganhar fôlego na academia

Refletindo o que ocorre na sociedade, o movimento em favor da maior abertura para o discurso conservador, mesmo tímido, começa a ganhar fôlego nas universidades, como apontam os especialistas. Para o cientista político Bruno Garschagen, isso se deve a maior organização por parte dos estudantes que simpatizam e/ou se identificam com estas ideias, o que não era comum neste grupo.

“Os alunos de esquerda têm como estratégia a militância e a ocupação de espaços, ao contrário do que ocorria com os grupos que se qualificam como conservadores. Neste momento, muitas deles perceberam que não conseguem fazer coisas mínimas, como trazer um palestrante com pensamento conservador para a faculdade, o que fez com que começassem a se articular para garantir o espaço para o debate plural”, explica.

A abertura para o pensamento político promovido pela mídia tradicional e pelas redes sociais é outro ingrediente que tem contribuído para o maior pluralismo do discurso ideológico

O filósofo e professor Luiz Felipe Pondé acrescenta que esta pressão, mesmo que pequena, acaba tencionando um pouco a estrutura curricular das universidades. Para ilustrar este fato, Garschagen recorre ao caso da Universidade Federal do Ceará (UFC) na qual, segundo ele, a pressão exercida por um grupo de alunos fez com que a cadeira marxista no curso de Economia passasse a ser facultativa e que fosse incluída no currículo das disciplinas optativas a cadeira voltada à Escola Austríaca de Economia, que está ligada ao pensamento liberal. “Em virtude da ação desses grupos começa a acontecer uma pluralidade de visões políticas nas universidades brasileiras. Antes havia bolha que, hoje, está sendo estourada”, acrescenta.

Passos lentos

A abertura para o pensamento político promovido pela mídia tradicional e pelas redes sociais é outro ingrediente que tem contribuído para o maior pluralismo do discurso ideológico, na opinião de Pondé.

“O que pode acontecer, à medida que estas mídias abrem o flanco para a discussão mais conservadora e mais distante da esquerda, é que isso influencie alguns jovens e eles levem o problema para a sala de aula. Isso pode pressionar no sentido de os discursos serem mais plurais”, reforça. Mesmo assim, o professor acredita que não deverá ocorrer uma mudança significativa neste perfil pelo menos nas próximas duas décadas.