Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação

Paraná amplia férias de inverno devido à gripe A

Para conter o provável surto de gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína, que deve atingir o Brasil no próximo inverno, a Secretaria de Estado de Educação (Seed) remanejou o calendário de aulas. A partir da próxima segunda-feira, 1,4 milhão de alunos retorna para a rede estadual de ensino. Na metade do ano haverá uma novidade: em vez de duas semanas de férias, os estudantes terão um mês de recesso. A medida visa evitar o acúmulo de pessoas no momento em que o vírus H1N1 circulará com mais força. A má notícia é que o ano letivo novamente irá até pouco antes do Natal.

A recomendação em relação às medidas de prevenção continua. Diretores ficam responsáveis por manter a escola abastecida de álcool gel e sabão. "São hábitos que devem ser incorporados, porque conseguimos diminuir também o índice de contaminação de outras doenças", diz a secretária, Yvelise Arco-Verde. Ela explica que o órgão está seguindo as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e que, se o surto for controlado e a vacinação em massa for positiva, o calendário poderá ser modificado.

Reprovação

Yvelise afirmou que os alunos reprovados ou aprovados por conselho de classe têm um plano de trabalho individual desenvolvido pelos docentes e são acompanhados durante o ano letivo. A existência do conselho de classe é determinada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), mas recentemente houve reclamações de pais e professores sobre alunos que eram aprovados em conselho, mas não tinham condições de avançar para a série seguinte.

A Seed garante que não faltarão nem vagas nem professores neste início de ano. Há somente problemas isolados em 13 municípios afetados pelas chuvas e falta de vagas em alguns bairros de Colom­bo (região metropolitana de Curitiba), que está sendo resolvida com a criação de turnos intermediários. Professores foram selecionados neste ano por meio de processo seletivo simplificado para compor um banco de reservas caso haja necessidade de substituições.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.