O início do ano letivo da rede estadual de ensino será marcado por protestos dos professores e funcionário das escolas de todo o Paraná. As aulas terão 30 minutos nesta quinta-feira (9) - segundo dia letivo de 2012. Os alunos do período da manhã deverão ser liberados entre 10 horas e 10h30. À tarde, entre 15h30 e 16 horas. No período da noite as aulas devem terminar por volta das 21 horas.
Os estudantes receberão nesta quarta-feira uma carta com os motivos do protesto, para que os pais possam ser informados do que ocorrerá na quinta-feira.
De acordo com a presidente da APP-sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, os alunos serão liberados para que os professores possam participar de atos públicos. Em Curitiba, os docentes devem ser reunir na Boca Maldita, no Centro da capital, na manhã de quinta-feira.
Os professores reivindicam que um terço do tempo de trabalho possa ser utilizado na preparação e pesquisa para a elaboração das aulas. A categoria quer também reajuste de 22% no valor do piso. "Esse é o índice que deve ser confirmado pelo MEC e queremos discutir com o governo do Paraná", afirmou a presidente do sindicato que representa os professores. Outro pedido é para que haja melhorias no atendimento de saúde dos profissionais.
A categoria se reuniu com o governo do estado em 31 de janeiro. Não há reunião marcada para essa quinta-feira.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação (Seed) afirmou que o governo do Paraná e o sindicato estão negociando as reivindicações dos professores e que as reuniões são constantes. Sobre a paralisação da quinta-feira, a Seed disse que uma nota oficial deve ser divulgada em breve.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião