O Paraná tem sete cursos com avaliação máxima no Enade 2007 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), de acordo com levantamento divulgado nesta quarta-feira(6) pelo Ministério da Educação (MEC). Todas são de universidades públicas e obtiveram a nota máxima, 5.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) se destacou com três cursos: Agronomia, Farmácia e Odontologia. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) também é destaque com dois cursos Enfermagem e Farmácia. Estão ainda na lista o curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Farmácia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Carlos Gomes, ressaltou o fato de a UEPG ser umas das três únicas universidades brasileiras, ao lado da Universidade Federal de Viçosa e da Universidade Federal de Alfenas, a ter três cursos avaliadas com o conceito máximo. "A boa avaliação se justifica pelo trabalho feito pelos alunos e professores e também por conta dos projetos de pesquisa realizados", disse.
Já o professor Milton Mariotti, coordenador do curso de Terapia Ocupacional da Federal, outro curso com nota máxima, espera que o resultado traga visibilidade e faça com que sejam abertos concursos públicos para os profissionais formados na área.
Os sete cursos fazem parte da lista de 25 considerados "top" entre os 3.239 cursos superiores avaliados no Enade na edição 2007 alcançaram nota 5 nos três principais conceitos do exame: nota do Enade, IDD (índice de desempenho que mostra o quanto de conhecimento a instituição agregou ao aluno) e conceito preliminar do curso (CPC) - nova modalidade de avaliação que é composto por 40% da nota do Enade, 30% da nota do IDD e 30% da avaliação dos professores e da infra-estrutura da instituição.
Esse percentual representa 0,77% de todos os cursos avaliados. Se excluirmos os 1.110 cursos que ficaram sem conceito no Enade e no CPC porque não tinham estudantes concluintes para fazer a prova em 2007, esse percentual sobe para 1,17% de cursos com nota máxima nos três conceitos.
Isso significa que apenas 25 dos cursos superiores efetivamente analisados podem ser considerados de excelência, sendo que oito deles são de instituições estaduais e 17 de universidades federais. Dos cursos considerados top, um é de agronomia, um é de educação física, quatro são de enfermagem, quatro são de farmácia, um é de fisioterapia, três são de medicina, dois são de medicina veterinária, três são de nutrição, três são de odontologia, um é de serviço social um é de terapia ocupacional e um é de zootecnia. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (6) pelo Ministério da Educação (MEC).
Se levarmos em consideração os cursos que conseguiram nota 5 no Enade e no CPC, o número sobe para 40 graduações, sendo 14 delas estaduais e 26 federais - o que representa 1,23% do total dos cursos avaliados no exame, um número ainda muito baixo.
O Enade 2007
O Enade 2007 avaliou 16 áreas de conhecimento, incluindo os cursos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, tecnologia em radiologia, tecnologia em agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia. A prova foi realizada em novembro do ano passado. Ao todo, 258.342 universitários foram convocados para fazer o exame.
Foram avaliados 3.239 cursos de 753 instituições do país. De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, foram convocados 145.380 ingressantes e 112.962 concluintes, além de 1.365 voluntários, 31.104 candidatos irregulares de 2004, 2005 e 2006 e 10.454 inscritos fora do prazo.
A prova é a mesma para ingressantes e concluintes da mesma área e conta com 40 questões de múltipla escolha e dissertativas, 30 específicas do curso e dez de formação geral. Com base no desempenho dos estudantes, os cursos receberão conceitos de 1 a 5.
Exame obrigatório
O Enade é uma avaliação obrigatória para os alunos selecionados por amostragem pelo Inep. Caso o aluno escolhido pelo Inep não faça a prova, ele perderá o direito de receber o diploma de conclusão de curso.
A avaliação faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e visa avaliar a qualidade do cursos de graduação mediante o desempenho dos estudantes. Também compõem o Sinaes, a Avaliação de Curso e a Avaliação Institucional.
O exame busca medir a contribuição do curso na formação do estudante. Dessa forma, aplica a mesma prova para alunos ingressantes e para alunos concluintes de cada um dos cursos avaliados - medindo, assim, a situação em que o estudante chegou ao curso e a situação em que está saindo, o que permite avaliar o que foi agregado em termos de conhecimento, tanto geral quanto específico.
- Ministério da Educação divulga novo indicador para avaliação de universidades
- Menos de 1,5% dos cursos superiores receberam nota máxima no novo indicador do MEC
- Só uma em cada dez universidades privadas ganha nota alta do MEC
- 508 cursos tiveram nota baixa em avaliação e serão fiscalizados
- Melhor curso do Enade duplica vagas
- 20 instituições têm 32% dos piores cursos
- Melhor do estado, UEPG comemora
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião