O Paraná tem duas professoras entre os vencedores da terceira edição do Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação (MEC).A professora Rosilene Anevan Fagundes dá aula para o ensino fundamental no Colégio Estadual Arnaldo Busato, no município de Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Ela venceu no segmento das séries/ anos iniciais do ensino fundamental com o Projeto Matemática Interativa: A Ludicidade na Intervenção Pedagógica. A professora Maria de Fátima Barth Antão Castra foi a ganhadora na categoria educação infantil e com o projeto Resgatando Nossas Memórias.
O prêmio tem como objetivo reconhecer o mérito de professores pela contribuição dada para a melhoria na qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem sucedidas. Este ano foram inscritas 779 experiências, das quais 31 foram premiadas.
Formação
Ensino de brasileiros no Japão
A partir do ano que vem, professores que dão aula para brasileiros no Japão poderão fazer curso de pedagogia, a distância, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Este é o objetivo do protocolo de intenções recém-assinado pelo secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky. A iniciativa visa melhorar a formação dos professores de brasileiros que moram no Japão.
O Ministério da Educação reconhece 30 escolas brasileiras no Japão e a estimativa é de que aproximadamente 50 mil brasileiros em idade escolar estejam naquelepaís.
Viva Leitura
Uma nova geração de leitores
Todas as semanas os alunos da rede municipal de Londrina têm encontro marcado na biblioteca. Nos 40 minutos que passam no espaço, eles têm uma missão importante: ouvir histórias e se divertir.
Isso é possível no Palavras Andantes, projeto premiado em novembro com o Viva Leitura 2008, uma iniciativa do Ministério da Educação que premia programas de fomento à leitura. O Palavras venceu em uma categoria que reuniu 1.095 escolas públicas e privadas inscritas no país inteiro.
O nome do projeto, uma referência ao livro de Eduardo Galeano, é mais do que apropriado. Em 2002, quando teve início, a idéia era ser uma biblioteca itinerante. Os livros eram guardados dentro de um baú e levados de sala em sala para serem lidos. "A partir daí ampliamos para a reestruturação das escolas com espaço para bibliotecas e, depois, para a formação dos professores", conta a secretária de Educação, Carmen Sposti. Atualmente todas as 82 escolas do município participam, somando 140 professores e 31 mil alunos. São quatro os pilares que tornam o Palavras Andantes tão abrangente: a atividade semanal Hora do Conto, a formação contínua dos professores, a adequação das bibliotecas e o aumento do acervo.
Lincoln Mário da Silva tem 10 anos e é aluno da 4ª série da Escola Costa Branco. Ele diz que a Hora do Conto ajuda na disciplina de Língua Portuguesa. "Fica bem mais fácil escrever depois de ler os livros."