O desempenho dos participantes da sétima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser considerado mediano. A média das notas foi de 45,58 na parte objetiva e de 48,95 na redação. Realizado em 29 de agosto do ano passado, o Enem teve a participação de 1.035.642 estudantes concluintes e egressos do ensino médio. A aplicação das provas ocorreu em 608 municípios. Os dados foram divulgados na semana passada pelo governo federal.

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Na redação, a faixa de desempenho insuficiente a regular foi de 26,4% do total de estudantes. De regular a bom, foi de 60,9% e de bom a excelente, 12,6%. Nas questões objetivas, a parcela de participantes que atingiram um desempenho insuficiente a regular foi de 46,8%; de regular a bom foi de 41,6%; e 11,6% de bom a excelente.

As 63 questões da avaliação foram elaboradas de forma contextualizada e interdisciplinar com o objetivo de avaliar domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade. Segundo o governo, são essas as competências que devem ser desenvolvidas na Educação Básica.

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Os resultados de 2004 mostram que, na parte objetiva do exame, os participantes tiveram mais dificuldades na competência que avalia a capacidade de relacionar informações, representadas de diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. A média nessa competência foi de 43,89.

Na redação, os participantes obtiveram a maior média, de 58,02, na competência que avalia o domínio da norma culta da língua escrita. Neste exame, o tema da redação foi "Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?".

O Enem é realizado anualmente, com o objetivo fundamental de avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania.

Perfil

O perfil dos participantes do Enem 2004, registrado por meio de questionário socioeconômico com 205 perguntas, mostrou que 95% não se consideram racistas. No entanto, 46,7% afirmaram conhecer parentes e/ou colegas que o são. Essa é a primeira vez que o questionário aborda questões relacionadas à discriminação. Os participantes também responderam se haviam presenciado algum tipo de discriminação: 62,2% afirmaram já terem presenciado discriminação racial; 32,9% disseram ter visto discriminação de gênero; 55,1%, discriminação homossexual; e 54%, discriminação econômica.

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Dos entrevistados, 25,9% já sofreram algum tipo de discriminação econômica. Por causa da idade, 19,5%; devido à origem, 17,3%; por discriminação étnica, racial e de cor, 12,8%; religiosa, 20,4%; e por ser portador de necessidades especiais, 2,2%.

Outro dado apontado no questionário mostra que 44% dos estudantes trabalharam durante o ensino médio. Desse percentual, 29,1% dividiram seus estudos com o trabalho durante todo o período em que cursaram esse nível de ensino. A grande maioria, 81,6%, terminou o ensino médio em três anos, 71% estudaram somente em escola pública e 57,2% apenas no turno diurno.