Uma análise divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostra há quantas anda o conhecimento de universitários em relação à língua inglesa e à língua espanhola. Nos últimos três anos, não variou o nível de conhecimento da língua espanhola entre alunos de graduação.
Os dados foram retirados de uma comparação dos resultados do Exame Nacional de Estudantes (Enade) 2004 com os do Exame Nacional de Cursos de 2003 e de 2002. O percentual de alunos que declararam ter conhecimento praticamente nulo de espanhol era de 42% em 2002, caiu para 39% em 2003, e voltou a subir para 42% em 2004.
O percentual dos que declararam ter domínio da língua espanhola não sofreu alteração nos últimos três anos. A comparação foi feita entre estudantes concluintes das áreas de Agronomia, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia.
Inglês
Quanto à língua inglesa, ainda segundo dados do Enade 2004, 46% dos ingressantes de instituições de educação superior privadas declararam não saber nada do idioma. O percentual é menor entre os ingressantes de instituições públicas (32%) e entre os concluintes de ambas as redes: 27% nas públicas, 40% nas privadas.
Por volta de 41% dos ingressantes de instituições públicas declararam ter um conhecimento ao menos razoável de língua inglesa, percentual que se mantém entre os concluintes. Nas instituições privadas, o número de alunos que dominam inglês ou têm conhecimento razoável é menor: 27% entre os ingressantes. Entre os concluintes, o percentual sobe para 50%.
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