Uma análise divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostra há quantas anda o conhecimento de universitários em relação à língua inglesa e à língua espanhola. Nos últimos três anos, não variou o nível de conhecimento da língua espanhola entre alunos de graduação.

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Os dados foram retirados de uma comparação dos resultados do Exame Nacional de Estudantes (Enade) 2004 com os do Exame Nacional de Cursos de 2003 e de 2002. O percentual de alunos que declararam ter conhecimento praticamente nulo de espanhol era de 42% em 2002, caiu para 39% em 2003, e voltou a subir para 42% em 2004.

O percentual dos que declararam ter domínio da língua espanhola não sofreu alteração nos últimos três anos. A comparação foi feita entre estudantes concluintes das áreas de Agronomia, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia.

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Inglês

Quanto à língua inglesa, ainda segundo dados do Enade 2004, 46% dos ingressantes de instituições de educação superior privadas declararam não saber nada do idioma. O percentual é menor entre os ingressantes de instituições públicas (32%) e entre os concluintes de ambas as redes: 27% nas públicas, 40% nas privadas.

Por volta de 41% dos ingressantes de instituições públicas declararam ter um conhecimento ao menos razoável de língua inglesa, percentual que se mantém entre os concluintes. Nas instituições privadas, o número de alunos que dominam inglês ou têm conhecimento razoável é menor: 27% entre os ingressantes. Entre os concluintes, o percentual sobe para 50%.