A Tropa de Choque da Polícia Militar e estudantes entraram em confronto, às 23h15m desta quarta-feira, na Avenida Paulista, próximo ao Masp. Os estudantes protestavam contra decisão da Assembléia Legislativa que impediu aumento da verba das universidades em 2006. O aumento aconteceria se fosse derrubado veto do governador Geraldo Alckmin à emenda da Lei de Diretrizes Orçamentárias que previa elevação de 9,57% para 10% do ICMS destinado às universidades.
O veto do governador foi mantido após votação simbólica dos deputados estaduais. Os estudantes - cerca de 300 - acompanharam os trabalhos na Assembléia e depois seguiram em passeata para a Paulista. Levavam faixas e gritavam palavras de ordem contra o governo Alckmin. Na Paulista ocuparam a pista sentido Consolação, bloqueando o trânsito. A Tropa de Choque usou bombas de gás para evacuar a pista e dispersou os estudantes.
Foi o segundo confronto entre PM e estudantes este mês. O primeiro ocorreu nas imediações da Assembléia Legislativa, depois que os universitários tentaram protestar no meio da rua e atrapalhar o trânsito. Vários universitários ficaram feridos e houve reclamação sobre a atuação da polícia, que teria cometido excesso.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas