Um importante instrumento de incentivo ao hábito da leitura, as bibliotecas tornaram-se obrigatórias em instituições educacionais públicas e privadas de todos os sistemas de ensino do Brasil desde o último dia 25 de maio. "A lei é uma importante conquista para os educadores que têm na formação de leitores seu principal objetivo e vêem nas bibliotecas um importante espaço cultural e educativo", afirma Margareth Fuchs, gerente da Rede de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.
O texto da Lei n.º 12.244 determina que as bibliotecas tenham acervos de documentos, materiais videográficos e pelo menos um livro por aluno. "Também é preciso que as elas tenham um acervo de qualidade com várias linguagens, entre elas o jornal", lembra Margareth.
Um ótimo exemplo de utilização do jornal nas bibliotecas escolares vem do Colégio Estadual Flávio Ferreira da Luz, em Curitiba. Nele, as professoras de Língua Portuguesa Elisabete de Oliveira e Marlene Hass, participantes do projeto Ler e Pensar, trabalham com seus alunos a leitura da Gazeta do Povo e a formação de hemeroteca (arquivo de notícias de jornal). "Os alunos selecionam notícias e fazem uma resenha que será anexada à matéria recortada. O material todo integra a biblioteca", explica a professora Elisabete. Marlene Hass lembra que o fato das notícias apresentarem uma ficha explicativa catalogada facilita a pesquisa. "Os alunos também fazerem resenhas para os colegas, o que incentiva ainda mais a leitura", salienta Marlene.
Aluna do Colégio Flávio Ferreira da Luz, Milena Zerger Wisnioski, estudante do 3.º ano do Ensino Médio, conta que, muitas vezes, sente-se mais estimulada a ler a Gazeta do Povo do que os livros de literatura presentes na biblioteca. "Como estou diante do vestibular, gosto de me atualizar sobre as notícias", conta.