| Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo

Em 2004, ao lançar o ensaio O Brasil pode ser um país de leitores? Política para a cultura, política para o livro (Ed. Summus), o consultor Felipe Lindoso fez uma provocação: que alguém se ocupasse de estudar como os livros religiosos (solenemente desprezados) influenciavam na formação de novos leitores no Brasil.

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De lá para cá, as três edições da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2008, 2012 e 2016) só fizeram assinar embaixo das hipóteses de Lindoso. A cada quatro anos em que é feito o levantamento, a Bíblia aparece, soberana, como o livro mais citado e o mais lembrado. É “preguicite”, na pressa de encurtar a conversa, dizer que essa escolha se deve apenas ao crescimento do número de evangélicos no país.

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Não se está falando da obra que, no senso comum, uma parte cada vez maior da população carrega debaixo do braço. Trata-se de um fenômeno editorial que pode explicar, pelo menos em parte, o perfil do leitor brasileiro. Sabe-se que entrevistados citam a Bíblia, de Norte a Sul. Resta saber por quê? Como a leem? E se essa tradição de leitura cruza, colabora ou interfere nas outras. Se uma leitura levar a outra, o “bibliocentrismo” pode ser uma boa notícia.

A Bíblia é o álibi perfeito para os não leitores e leitores de ocasião

O que se pode dizer é que a Bíblia não está sozinha no pódio. Dados da própria Câmara Brasileira do Livro (CBL) – uma das financiadoras da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – informam que o mercado do livro religioso movimenta R$ 500 milhões por ano, e a fábula de 70 milhões de exemplares. Em meio a esse montante de obras de piedade, autoajuda cristã, espiritualismo e orientalismos, emergem campeões de audiência, a exemplo de Ágape, de Marcelo Rossi. A obra – na casa dos 10 milhões de exemplares vendidos – chega a ser apontada como a segunda mais vendida no Brasil em todos os tempos. A primeira, já se sabe.

Os motivos para a eleição maciça da Bíblia precisam ser estudados, mas não é pecado arriscar palpites. 1) Uma parcela imperativa, porém não mensurável, de brasileiros realmente lê “o livro dos livros”, como se diz. Está-se, afinal, na maior nação católica do mundo e no país no qual os evangélicos podem se aproximar de 30% da população. 2) Outra parcela, também não mensurável, deve citar a Bíblia por constrangimento, diante do recenseador, por não lembrar o último livro que leu ou porque não leu nenhum livro. A Bíblia é o álibi perfeito para os não leitores e leitores de ocasião. 3) Todos os canais de incentivo à leitura no país – as igrejas, as escolas de nível médio e fundamental, as redes sociais e, tristeza do Jeca, as universidades – estimulam a leitura fragmentada. Não se lê obras, mas trechos de obras. Dos 4,96 livros lidos por ano pelos brasileiros, 2,43 são inteiros e 2,53 em partes, de acordo com Retratos 2016. E não há livro mais adequado para a leitura “aos pedaços” do que a Bíblia. Citá-la, em tese, equivale a legitimar uma prática de leitura cada vez mais corrente.

Se por essas e outras é uma lenha desvendar as práticas de leitura no Brasil, tendo a Bíblia como objeto de estudo, o mesmo não se pode dizer de Ágape, o livro do padre Marcelo Rossi que chegou às mãos de um a cada 20 brasileiros em apenas seis anos. Atendendo ao pedido de Felipe Lindoso, bom seria dissecar esse sucesso, espécie de obra e autor símbolo de um segmento que soma, ao lado de Rossi, o novato padre Fábio de Mello, o “avizinhado” Augusto Cury, os tradicionais Allan Kardec e Chico Xavier.

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De novo, valem algumas hipóteses. É possível comprar Ágape por menos de R$ 20. Além de barato, é fino e fácil de ler. De forma flagrante, a obra síntese do fenômeno do livro religioso se presta a radiografar não o perfil do leitor médio do país, mas o perfil do leitor abaixo da média. Retratos 2016 mostra que 79% dos leitores da Bíblia e dos livros religiosos não estudam e estudaram pouco. Numa conta que some analfabetos e pessoas com ensino fundamental concluído – faixas com graus altos de dificuldade de decodificação de palavras e conceitos – esse grupo pode chegar a 34% da população. Tudo indica que é um montante que anseia se tornar leitor, sem muito sucesso, tamanha as dificuldades “mecânicas” para ler (lentidão, baixa visão, analfabetismo e alfabetismo funcional).

Mas o diagnóstico não vale diante de Ágape, que pode ser vencido de forma rápida – sem resultar na frustração de “mais um livro abandonado pelo meio” – e “replicado”. Sem dizer que vem indicado: entre os leitores frágeis, conta a chamada relação transversal de leitura. Cada amigo ou conhecido que também lê pouco, mas recomenda, tende a conquistar seguidores. Eis o ponto. A obra de Rossi se encaixa numa larga tradição luso-brasileira, a dos livros de correção moral e a dos livros de prece. Mais – guarda similaridades com a crônica, outro gênero brasileiríssimo. Sua vantagem sobre as outras é que as historietas têm começo, meio e fim, são curtas e podem ser contadas para a vizinha no minuto seguinte – atendendo à necessidade de oralizar de imediato o que se leu, outra faceta da nossa tradição de leitura.

É certo que os livros não podem se tornar como Ágape para que mais brasileiros se reconciliem com as letras. Tanto certo quanto é que entender sucessos como esse pode ajudar no implemento das políticas de leitura para algo como 80 milhões de pessoas, em especial os mais velhos dentre esses, para quem a religião é estímulo maior, entre 9% e 25% dos entrevistados.

De acordo com Retratos 2016, esse é o número dos brasileiros que não dizem “presente” quando o assunto são os livros. É cruel imaginar que não desejem a leitura. Melhor presumir que estão à procura de livros que possam vencer, e depois de vencê-los, contar o que leram, entendendo para o que aquela leitura lhes serve. Não é o fim – é um meio para chegar à papa-fina da literatura, como sonhava Oswald de Andrade. Qualquer trocadilho com a expressão “salvação pela fé” está valendo.