O MEC resolveu estender o prazo para a adesão das Instituições de Ensino Superior e para a inscrição de alunos no Financiamento Estudantil do Programa Universidade para Todos (ProUni). O termo de adesão está disponível nos endereços do Fies na internet e deve ser preenchido e enviado ao Ministério da Educação, também pela internet, até as 18 horas de 1.º de julho, e por via postal, até o dia 2 de julho.
Os alunos beneficiários de bolsas parciais do ProUni, e que desejem obter o Fies, devem fazer a inscrição entre 27 de junho e 8 de julho, na instituição onde estão matriculados.
Para formalizar o contrato o estudante deve ir a Caixa Econômica Federal (CEF), no período de 4 a 22 de julho, levando os documentos descritos na Portaria nº 1.861, de 2 de junho, e até dois fiadores.
O MEC estima que cerca de 40 mil alunos poderão requerer o financiamento e reduzir em 25% os encargos das mensalidades. Dessa forma, se um bolsista, por exemplo, paga hoje uma mensalidade de R$ 300,00 (50% do total), obtendo o financiamento de 25%, passará a pagar R$ 150,00 por mês. Como o financiamento será retroativo ao início das aulas em 2005, o aluno receberá abatimento nos próximos pagamentos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura