Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e que desejam concorrer a bolsas de estudos em universidades particulares têm até esta sexta-feira (03) para se inscrever no Prouni (Programa Universidade para Todos). As inscrições estão abertas até às 23h59 (horário de Brasília) e podem ser realizadas no site do programa.
LEIA TAMBÉM: MEC divulga o resultado do Enem 2016; confira as notas
Neste ano, o Prouni oferece 214.110 bolsas de estudos (integrais e parciais), 5% a mais do que no ano passado. A seleção dos candidatos é feita com base nas notas do Enem. É possível escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.
Podem concorrer os estudantes que não tenham diploma de curso superior, que tenham alcançado o mínimo de 450 pontos nas provas objetivas do Enem e nota superior a zero na redação; tenham cursado o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral, na rede particular e comprovem renda familiar de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial. Pessoas com deficiência e professores da rede pública que integrem o quadro permanente da instituição de ensino também podem participar.
O resultado da primeira chamada do Prouni será divulgado na próxima segunda-feira (6).
Sisu
Nesta sexta-feira (3) começam as matrículas para os candidatos selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Elas poderão ser realizadas até a próxima quarta-feira (8), a critério das instituições de ensino. Portanto, é preciso que os candidatos estejam atentos ao cronograma e aos procedimentos estabelecidos pelas instituições, uma vez que não haverá outra chamada para os selecionados na primeira opção de curso.
LEIA TAMBÉM: Resultado do Sisu já está disponível
No dia 16 de fevereiro, serão convocados os candidatos que integram a lista de espera do Sisu, aqueles que não foram selecionados em nenhuma das opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem feito a matrícula. Para integrar a lista de espera, o estudante deve manifestar interesse até o próximo dia 10.