O ministro da Educação, Fernando Haddad, empossou na manhã desta quinta-feira (29), os 38 reitores dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.
Eles assumiram a direção de instituições novas, tanto do ponto de vista político-pedagógico quanto estrutural. Criados em dezembro de 2008, os institutos são o resultado do reordenamento e da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica iniciados em abril de 2005.
Até o fim de 2010, serão construídas 214 escolas, além das 140 existentes. Cada estado contará com pelo menos um instituto. O Paraná terá oito unidades. Assim, a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica na rede federal subirá de 215 mil para 500 mil até 2010.
De acordo com a lei que criou os institutos, o diretor-geral nomeado reitor ficará no cargo até o fim do mandato em curso. No prazo máximo de 180 dias, cada reitor deve elaborar a proposta de estatuto e o plano de desenvolvimento do instituto. A lei também determina a participação da comunidade acadêmica na elaboração do plano.
Pro tempore
Extintos os mandatos dos atuais reitores pro tempore, serão realizadas eleições, abertas a professores do quadro de pessoal ativo permanente das unidades que integram o instituto, desde que comprovem o mínimo de cinco anos de exercício em instituição federal. O candidato também deve apresentar título de doutor. O mandato definitivo será de quatro anos, com possibilidade de recondução pelo mesmo período.
A diretoria dos institutos será composta pelo reitor e por cinco pró-reitores, que devem ser servidores efetivos da carreira de professor ou de nível superior da carreira de técnico administrativo.
Paraná
O reitor Alípio Santos Leal Neto, foi empossado em Brasília, e nesta sexta-feira (30) vai dar posse à primeira diretoria do Instituto Federal do Paraná amanhã, em solenidade às 10 horas. Tomarão posse cinco Pró-reitores, três diretores dos Campi que já estão em funcionamento e a chefia de Gabinete.
Nas pró-reitorias serão empossados: a pró-reitora de Ensino Pesquisa e Extensão, Zita Castro Machado; a pró-reitora de Gestão de Pessoas e Assuntos Estudantis, Neide Alves; o pró-reitor Administração e Infraestrutura, Paulo Yamamoto; pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Carlos Alberto Ávila; pró-reitoria de Relações Institucionais, Marco Aurélio Visintin.
Como chefe de gabinete assume Pedro Antônio Bittencourt Pacheco; Como diretor do Campus de Curitiba será empossado o professor Luiz Gonzaga Alves de Araújo; no Campus de Paranaguá, o professor Irapuru Haruo Flórido e no Campus de Foz do Iguaçu, o professor Irineu Mário Colombo.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião