Atualizado às 16h49
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) tiveram início nesta segunda-feira, em ritmo mais acelerado do que na edição passada. Até o fim da manhã, o número de estudantes inscritos já passava de 22 mil, superando o do primeiro dia de 2004. As inscrições terminam em 2 de janeiro de 2006 e são feitas exclusivamente pela internet, no site www.mec.gov.br/prouni. Devido ao grande número de acessos, a página está apresentando instabilidades.
São oferecidas bolsas integrais (100%) e parciais (50%), no valor de 50% das mensalidades, em instituições particulares de ensino superior. O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira que o total de novas vagas no programa é de 130 mil, sendo 87 mil bolsas para o primeiro semestre e 43 mil para o segundo. Das 87 mil, 60 são integrais e 27 mil, parciais.No ano passado, foram 340 mil inscritos concorrendo a 112 mil bolsas, em 1.142 instituições de ensino. Este, ano a expectativa é de no mínimo dobrar esse número.
Para concorrer a uma vaga, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano, cursado o ensino médio em escola pública ou na condição de bolsista integral em escola particular e comprovar renda familiar per capita de até R$ 450 (para pleitear bolsa integral) e R$ 900 (para bolsa parcial). O resultado da seleção sai no dia 6 de janeiro. As bolsas serão distribuídas conforme a nota de corte do Enem e não pela ordem de inscrição. O número de pontos mínimo ainda não foi definido, mas não será menor do que o do ano passado (45).
Existem atualmente 1.080 instituições parceiras do programa, sendo que 104 são estreantes. Há, ainda, 166 faculdades que participam do ProUni, mas não conseguiram concluir o processo de adesão até sexta passada. Por isso, o MEC resolveu estender essas matrículas até o próximo dia 16.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião