Um vídeo divulgado na conta do Instagram do DCE da Unicamp mostra um professor da universidade tentando agredir um aluno com uma faca nesta terça-feira (3), no campus de Barão de Geraldo (SP). Nas imagens, seguranças do prédio separam a briga entre professor e aluno.
Em outro vídeo publicado pela mesma conta, é possível ver o professor sendo detido pela Polícia Militar de São Paulo ao som de gritos “fascistas, racistas não passarão”.
Segundo a versão dos alunos do DCE, um deles teria abordado o professor para informá-lo sobre a paralisação dos estudantes quando começou a ser agredido. Também de acordo com eles, além da faca, o professor portava um spray de pimenta. Ainda não há informações de fontes oficiais sobre o ocorrido.
A Reitoria da Unicamp se manifestou através de nota, mas sem muitos detalhes sobre o caso. A direção repudiou os atos de violência e informou que a conduta do docente, “além do inquérito policial instaurado, será averiguada por meio dos procedimentos administrativos adequados e serão tomadas as medidas cabíveis”.
Entre os motivos da paralisação que começou nesta segunda-feira (2), estão melhorias de infraestrutura da universidade, aumento de contratação de professores e pela adesão de cota trans. Nas redes sociais, os estudantes também pedem doações para o custeio da paralisação.