Saber interpretar um texto é imprescindível para realizar um bom vestibular na disciplina de Língua Inglesa. A opinião, unânime, é dos professores de cursinhos preparatórios para os processos seletivos. Além da interpretação de texto, eles dão outras ,dicas para que os alunos se saiam bem nos vestibulares de inverno que acontecem entre os meses de junho e agosto.
O professor de Língua Inglesa do Curso Expoente, Francisco José de Souza, recomenda ao aluno sempre visualizar o texto primeiro e observar com atenção, se for o caso, figuras, gráficos, palavras em negritos ou outros elementos que se destaquem. "Eles poderão ajudar na interpretação", garante. "Se durante a leitura, o vestibulando descobrir palavras novas, desconhecidas, ele deve traduzi-las de acordo com o contexto".
Quanto à parte gramatical, para Souza é fundamental que os candidatos saibam os tempos verbais, voz passiva, discurso direto e indireto, comparativos e superlativos, preposições e artigos definidos e indefinidos. "Nos últimos vestibulares, as provas de Inglês têm sido de nível médio. E aquele que tiver preparo em leitura de texto se sairá bem nas provas", afirma.
O professor aconselha que os alunos leiam, pelo menos, dois textos por semana. "Os textos podem ser retirados da internet, de links de universidades, de revistas. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem agido desta forma nos vestibulares. Esta é uma boa maneira de treinar. Se fizer isso, até o vestibular, o aluno vai estar mais preparado. E, no vestibular de inverno, será apenas mais um texto", garante.
Clique nos links abaixo para ler outros tópicos da matéria:
Não pule palavras desconhecidas
Sem gramática, impossível fazer boa interpretação
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião