Com a proximidade dos vestibulares de inverno – UEM, UEPG, UTP, Cefet-PR, Unibrasil, entre outras - todas as dicas de possíveis assuntos que podem ser questionados nas provas são sempre bem-vindas e podem render um pontinho a mais. E, em se tratando de processo seletivo, um ponto pode significar a realização do sonho de entrar na universidade.

CARREGANDO :)

Professores dos cursinhos chamam a atenção para alguns temas que devem ser revistos neste período que antecede as provas. Quanto à disciplina de História, por exemplo, o professor André Marcos de Paula e Silva, do Curso Pré-Vestibular Expoente, espera provas bem contextualizadas com questões que abordam temas como cultura e cidadania, inseridos nos conteúdos tradicionais, como Grécia, Roma e Brasil Colônia.

Para o professor Márcio Costa, da disciplina de Química, também do Expoente, os vestibulares de inverno normalmente apresentam questões mais abrangentes. "As provas de Química geralmente trazem questões que envolvem vários conceitos numa mesma assertiva. Isso ocorre para privilegiar aquele candidato mais atento com as relações existentes entre os diversos conteúdos. É importante ressaltar que sempre existe contextualização dos conteúdos programáticos com a realidade do nosso dia-a-dia", afirma.

Publicidade

Também o professor de Química, Jorge Derbly, acredita que a contextualização sempre está em pauta no vestibular. Os ácidos, base, sais e óxidos, que desempenham importantes funções na vida cotidiana e industrial, devem aparecer na prova de Química. "É importante realçar que fenômenos como pilhas, eletrólise e termoquímica sempre estão nas melhores provas de vestibulares do país, confirmando a tendência de contextualização. O candidato também deve estudar os compostos orgânicos, como hidrocarbonetos, ácidos carboxílicos, carbonílicos, derivados de ácidos".

Utilização dos conceitos

Quanto à temida prova de Matemática, segundo o professor Adilson Longen, do Curso Positivo, nos últimos vestibulares tem havido uma tendência de se cobrar situações financeiras ligadas ao cotidiano. "Hoje não existe mais a preocupação com o excesso de formulários como ocorria no passado, quando o aluno tinha que decorar dezenas de fórmulas. É preciso saber utilizar todos os conceitos estudados. Os alunos devem ter a capacidade de resolver diversos conteúdos em uma só questão. Foi-se a época dos macetinhos", disse.

Para o professor José Carlos Bus, do Expoente, a prova de Matemática nos vestibulares de inverno é normalmente bem distribuída, valorizando os alunos que já terminaram o Ensino Médio. "Com certeza, tópicos como aplicação de funções, logaritmos, polinômios e equações algébricas serão cobrados".

Jornais e revistas são fundamentais

Publicidade

Já para a prova de Língua Portuguesa, de acordo com o professor Wallace Stocco Martinez, também do Expoente, o candidato que estiver mais 'antenado' com a atualidade terá maiores chances de resolver as propostas dissertativas propostas para as provas de redação. "São fundamentais a leitura de jornais, revistas e o acompanhamento das discussões mais freqüentes que vêm sendo discutidas pelos demais meios de comunicação".

Martinez acredita que as provas de Língua Portuguesa geralmente privilegiam aquele candidato que possui um volume de leitura considerável, por isso as questões de interpretação serão determinantes para um bom desempenho. "Há, neste caso, necessidade de atenção e tranqüilidade na hora de fazer a leitura dos textos-base, bem como dos enunciados das questões relativas a eles. Também poderão aparecer questões referentes ao uso de conectivos (preposições,conjunções, pronomes etc.) por ser um problema constantemente visível nas redações dos candidatos.

Sobre Literatura, o professor lembra que além da imprescindível leitura das obras. "É muito importante que o vestibulando estabeleça relação entre o período literário e questões relativas à Sociologia, História, Filosofia, pois são aspectos comumente cobrados nas provas".

Arafat e Hugo Chàvez entre as apostas

Já a professora de Geopolítica, do Positivo, aposta como assuntos possíveis de caírem nos vestibulares de inverno as questões sobre Oriente Médio, acordos de paz, morte de Arafat, OLP, ligação Brasil-Israel; América do Sul, Presidente Hugo Chàvez, Bolívia; África. "Temos ainda questões que sempre são exploradas como a globalização, Guerra fria e o final da 2ª Guerra Mundial. Algumas instituições têm aproveitado os entretenimentos para elaborar algumas questões. A Fundação Getúlio Vargas, por exemplo, inspirada no filme ‘A Queda – As últimas horas de Hitler’, explorou questões sobre a Alemanha e a União Soviética".

Publicidade

Saiba quais as datas dos vestibulares de inverno na agenda