As produções cinematográficas do Paraná estarão em discussão neste mês de outubro, em Curitiba. Em parceria com a Cinemateca da Fundação Cultural, a Faculdade de Direito da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) promove o ciclo "Sociedade e Direito: Filmes paranaenses em Debate".

CARREGANDO :)

A idéia é exibir seis médias e curtas-metragens, que serão seguidos de um debate com professores universitários. O evento é gratuito e acontece nos dias 1º, 8 e 15 (sábados). Informações e inscrições na Secretaria da Faculdade de Direito da UTP. O telefone é 3331-8010.

Confira a programação

Publicidade

Dia 1ºA Guerra do Pente (1986), de Nivaldo Lopes, com Marcelo Diepse, Luis Mello, Paulo Friebe, Emilio Pitta, Rosa Maria Cavassin, Dibax. Trata-se da revolta popular que ocorreu em dezembro de 1959 em Curitiba, estendendo-se por três dias, e que só terminou com a intervenção do Exército. Duração: 30 minutos.

Debatedores: Pretextato Taborda Ribas Neto, professores Dálio Zipin Filho e Luiz Renato Skroch Andreatta.

Dia 8Aledeia (2001), de Geraldo Pioli, com Willy Schumann, Jota Eme, Maria Malu, Emílio Pita. Alegoria crítica com ação passada no Brasil-Colônia do Século XVI quando um padre jesuíta é incumbido de ensinar os Dez Mandamentos a uma tribo indígena. Duração: 12 minutos.

A Classe Roceira (1985), de Berenice Mendes. Documentário. O nascimento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra/MST no Paraná. Duração: 25 minutos

Póstuma Cretã (1980), de Ronaldo Duque. Documentário. A luta dos índios guaranis da reserva de Mangueirinha (PR) pela defesa de suas terras e a comoção pela perda do seu líder, cacique Ângelo Cretã, morto num estranho acidente rodoviário. Duração: 10 minutos.

Publicidade

Debatedores: Prof. Vitório Sorotiuk, professores doutores Aloísio Surgik e Guilherme Bauer.

Dia 15

Crepúsculo (1987), de Guido Viaro, com Jan Van Deb Bosche e Cristina Dal Zot. Inspirado na Loira Fantasma, ícone da mitologia urbana paranaense. Rapaz é atraído para o cemitério por bonita jovem, quando descobre que estava morta há muito tempo. Duração: 10 minutos.

Carta a Felini (1979), de Valêncio Xavier. Olhar onírico e bem-humorado sobre a cidade de Curitiba, a partir de seus tipos e valores populares. Duração: 12 minutos.

Debatedores: Professores André Peixoto, Érica Marta Gavetti e Cláudio Henrique de Castro.

Publicidade