Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Evento

Professores discutem relação entre disciplinas

A interdisciplinaridade é tema do 2.º Encontro Museus e Centros de Ciências em Interação com a Escola, que começou ontem, no Parque Newton Freire-Maia, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Até amanhã, serão discutidas as relações entre os espaços de educação não formal, como o parque, e o ambiente escolar. Cerca de 50 professores de Curitiba de várias disciplinas participam do evento.

Para Marcos Cordiolli, pro­­­fessor de Pedagogia da UniBrasil, o conhecimento se mostra de forma mais ampla que as disciplinas. "Assim a interdisciplinaridade pode ser uma solução de ações pedagógicas que articulam várias disciplinas para construir conhecimento para os alunos". Cordiolli ainda destaca que o professor deve sempre estar atualizado na área do conhecimento com a qual trabalha, mas também deve dominar minimamente os conhecimentos das demais áreas.

Lúcia de Fátima Mattossi de Arruda, professora de Geo­grafia do Colégio Estadual Pro­fessora Dirce Celestino do Amaral, relata que é muito importante existir um diálogo entre as disciplinas. "É necessário ligar os saberes para torná-los mais significativos para os alunos, para que eles vejam o mundo como um todo e não como partes separadas".

A professora de Biologia Edna Fantinelli de Carvalho, do Colégio Estadual Professor Algacyr Munhoz Maeder, comentou que as discussões levam os professores a refletir e trocar experiências.

Em 2004, a Secretaria de Estado da Educação começou o processo de discussão com os professores da rede pública nos encontros de formação continuada, a respeito da interdisciplinaridade.

Segundo Maria Eneida Fantin, coordenadora pedagógica do Departamento de Educação Básica (DEB), as disciplinas têm de ser condição para que se estabeleça a relação interdisciplinar. "Cada disciplina consegue olhar para um fenômeno de uma perspectiva muito própria, quando várias disciplinas olham para o mesmo fenômeno cada qual com sua ferramenta teórica, tem-se a interdisciplinaridade", explica a coordenadora.

Ela ainda ressalta que não elimina as disciplinas; ao contrário, parte delas para que possa acontecer. Assim, o aluno deixa de ter uma visão fragmentada da realidade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.