A interdisciplinaridade é tema do 2.º Encontro Museus e Centros de Ciências em Interação com a Escola, que começou ontem, no Parque Newton Freire-Maia, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Até amanhã, serão discutidas as relações entre os espaços de educação não formal, como o parque, e o ambiente escolar. Cerca de 50 professores de Curitiba de várias disciplinas participam do evento.
Para Marcos Cordiolli, professor de Pedagogia da UniBrasil, o conhecimento se mostra de forma mais ampla que as disciplinas. "Assim a interdisciplinaridade pode ser uma solução de ações pedagógicas que articulam várias disciplinas para construir conhecimento para os alunos". Cordiolli ainda destaca que o professor deve sempre estar atualizado na área do conhecimento com a qual trabalha, mas também deve dominar minimamente os conhecimentos das demais áreas.
Lúcia de Fátima Mattossi de Arruda, professora de Geografia do Colégio Estadual Professora Dirce Celestino do Amaral, relata que é muito importante existir um diálogo entre as disciplinas. "É necessário ligar os saberes para torná-los mais significativos para os alunos, para que eles vejam o mundo como um todo e não como partes separadas".
A professora de Biologia Edna Fantinelli de Carvalho, do Colégio Estadual Professor Algacyr Munhoz Maeder, comentou que as discussões levam os professores a refletir e trocar experiências.
Em 2004, a Secretaria de Estado da Educação começou o processo de discussão com os professores da rede pública nos encontros de formação continuada, a respeito da interdisciplinaridade.
Segundo Maria Eneida Fantin, coordenadora pedagógica do Departamento de Educação Básica (DEB), as disciplinas têm de ser condição para que se estabeleça a relação interdisciplinar. "Cada disciplina consegue olhar para um fenômeno de uma perspectiva muito própria, quando várias disciplinas olham para o mesmo fenômeno cada qual com sua ferramenta teórica, tem-se a interdisciplinaridade", explica a coordenadora.
Ela ainda ressalta que não elimina as disciplinas; ao contrário, parte delas para que possa acontecer. Assim, o aluno deixa de ter uma visão fragmentada da realidade.