• Carregando...

Será dada nesta segunda-feira (30), às 19 horas, a primeira aula de um projeto que pretende instruir cerca de 30 mil pessoas utilizando a tecnologia do ensino a distância. No total, 170 municípios do interior do Paraná, inclusive Santa Catarina, vão participar do "Educação Para Todos", promovido pela Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná em parceria com a ONG Instituto Tecnológico de Desenvolvimento Educacional (ITDE) e prefeituras.

Serão oferecidos os cursos técnicos de Administração de Empresas, Contabilidade, Gestão Pública e Secretariado, além de um curso pré-vestibular. Um teste seletivo realizado no dia 24 de abril reuniu mais de 18 mil inscritos para os cursos técnicos e 8 mil candidatos para o pré-vestibular. Em cada município serão oferecidas 180 vagas nos cinco cursos.

As aulas serão dadas uma vez por semana em "telessalas", com duração de seis horas. No restante da semana, o estudante tem mais seis horas de tutoria virtual através de um telefone 0800 ou chat, via internet. O material didático sintetiza o conteúdo de vários livros, aos quais os alunos não teriam acesso por causa do preço e falta de disponibilidade, e possui atividades auto-instrutivas para que o aluno seja incentivado a estudar mesmo fora das telessalas.

A ONG ITDE vê no projeto um caráter social porque ele gera também uma série de novos empregos. Cada sala, em cada cidade, terá um monitor e esse profissional tem como perfil preferencial o de professor aposentado. Serão pelo menos 170 empregos diretos. Ao mesmo tempo, os alunos terão acesso aos estágios voluntários remunerados, incentivados pelas próprias prefeituras envolvidas e pela iniciativa privada.

Serviço:Aula inaugural do Projeto Educação Para Todos – Programa de Cursos Profissionalizantes em Educação a DistânciaData – 30 de maioHorário – 19 horasLocal – Estúdios da Escola Técnica da UFPR (Rua Dr.Alcides Vieira Arcoverde, 1225 – Jardim das Américas, Curitiba) Fone – (41) 3267-1414

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]