Um projeto de lei prevê a criação de cursos preparatórios para o vestibular nas escolas da rede estadual de ensino. A proposta foi apresentada na Assembléia Legislativa na sexta-feira passada (24) pelos deputados estaduais Augustinho Zucchi (PDT) e Ângelo Vanhoni (PT). O objetivo dos parlamentares é apoiar o ingresso de alunos e alunas da escola pública nas instituições de ensino superior.
De acordo com o projeto de lei, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) deverá estruturar turmas de cursos preparatórios de vestibular em colégios estaduais de ensino médio. Vanhoni diz que os cursos devem estar aptos a receber matrículas a partir do próximo período letivo.
Somente poderão se inscrever nos cursos os alunos que freqüentaram regularmente o ensino médio na escola pública e que estiverem matriculados no terceiro ano. Os professores que irão atuar nos cursos preparatórios deverão ser selecionados pela Seed.
Teologia
Vanhoni também apresentou um projeto de lei que cria o curso de Ensino Religioso e Teologia nas universidades estaduais. Pela proposta, o curso deverá ofertar pelo menos duas habilitações: Bacharelado em Teologia e Licenciatura em Ensino Religioso.
Para o deputado, o curso deverá tratar de ampla variedade de concepções religiosas que existem no Brasil, garantindo pelo menos o cristianismo em suas diferentes denominações, o judaísmo, o espiritismo, o islamismo, as religiões orientais, indígenas e as africanas.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura