O governo do Paraná enviou ontem à Assembleia Legislativa projeto de lei para equiparar o salário-base dos professores do estado ao piso nacional da categoria, que é de R$ 1.567. A proposta também prevê a equiparação da remuneração inicial dos docentes com ensino superior ao valor pago aos demais servidores estaduais que têm formação de terceiro grau. Ainda não há data para votação da matéria em plenário.

CARREGANDO :)

De acordo com o projeto do Executivo, os professores terão reajuste de 0,6%, com data retroativa a 1.º de maio. O porcentual vai se somar aos 6,49% já concedidos na data-­base da categoria, a fim de atingir o valor do piso nacional, que é pago a profissionais com ensino médio e 40 horas semanais de trabalho.

Além disso, a proposta prevê a concessão da última parcela de 3,94% para equiparar o salário-base dos professores com nível superior à remuneração dos funcionários do estado que têm a mesma graduação. Segundo a presidente do APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, os reajustes são fruto de negociações feitas em março. Ela diz que há outras reivindicações que precisam ser atendidas. Entre elas, a implantação até o fim do ano de 33% do período de trabalho à chamada hora-atividade (destinada à preparação de aulas e programação pedagógica). Os reajustes previstos pelo Executivo custarão R$ 12,7 milhões mensais aos cofres públicos.

Publicidade