Premiados
Confira a ralação dos vencedores do prêmio Ler e Pensar conhecidos na noite de ontem:
Categoria Compromisso Ler e Pensar (secretarias de Educação)
Campina Grande do Sul Castro Curitiba
Categoria Mobilização Ler e Pensar (escolas)
Escola Municipal Bortolo Lovato (Almirante Tamandaré) Escola Municipal Carlos Nichele (Fazenda Rio Grande) Escola Municipal Ulisses Guimarães (Campina Grande do Sul)
Categoria Práticas Pedagógicas (professores)
Anna Paula Wolf Fontoura (Almirante Tamandaré) Bárbara Elisa Pereira (Quatro Barras) Joana Maria Simioni Nichele (Campina Grande do Sul)
A vez dos alunos
O seminário continua hoje nos períodos da manhã e da tarde, desta vez com uma atividade cultural voltada aos estudantes. Uma peça teatral envolvendo lendas paranaenses será encenada no Teatro Guaíra sob a direção do Teatro Parque da Criança. No mesmo dia, também serão reconhecidos os vencedores do Concurso Cultural para estudantes nas quatro categorias: ilustrador mirim, cartunista mirim, redator júnior e repórter teen.
Leitura e cidadania
O Ler e Pensar é um projeto de incentivo à leitura e à cidadania que contribui com a formação de educadores, crianças e jovens no Paraná por meio do jornal e da educação. Exemplo de um projeto bem sucedido e referência no Programa de Jornal e Educação da Associação Nacional de Jornais (ANJ), o Ler e Pensar é desenvolvido pelo Instituto GRPCom desde 1999 e já beneficiou mais de 700 mil estudantes e 6 mil professores em 54 municípios paranaenses.
As melhores iniciativas pedagógicas do estado envolvendo o uso do jornal em sala de aula foram premiadas ontem no Seminário Ler e Pensar de Educação e Leitura 2013, promovido pelo Instituto GRPCom. Com o tema "Era uma vez no Paraná", o evento reuniu centenas de professores no Teatro Guaíra e teve como convidado especial o jornalista e escritor Eduardo Bueno, autor da coleção Terra Brasilis, sobre a história colonial do Brasil, que se tornou um dos maiores fenômenos editoriais do país.
O escritor falou sobre as causas históricas pelas quais o brasileiro lê pouco, a influência dos docentes na promoção do hábito de ler e sobre a relação entre a leitura e a habilidade de escrever bem. "O brasileiro gosta de ler, mas muitos não têm esse hábito porque não conseguem comprar livros. O preço do livro no Brasil é um absurdo."
O ponto alto da noite foi a entrega dos prêmios do Concurso Cultural 2013. Na categoria para professores, três docentes saíram como vencedoras. A professora Anna Paula Wolf Fontoura, da Escola Municipal Professora Clair do Rocio Sandri, de Almirante Tamandaré, foi homenageada pelo trabalho que desenvolveu com alunos do 1.º ano do ensino fundamental.
Desde fevereiro, todas às sextas-feiras as crianças levavam para casa uma edição da Gazeta do Povo e, com os pais, escolhiam uma notícia para comentar com a turma na segunda-feira. Na hora de falar, cada aluno era filmado, ajudando assim na montagem de um "telejornal". "No início do ano, eles não sabiam escrever o próprio nome. Agora escrevem de tudo e o desenvolvimento da oralidade é fantástica", diz, orgulhosa, Anna Paula.
Já a professora Joana Maria Simioni Nichele, da Escola Municipal Anna Ferreira da Costa, de Fazenda Rio Grande, se destacou pelo uso de gráficos de reportagens como instrumento para desenvolver a interpretação de dados. Os alunos do 5.º ano chegaram a fazer uma pesquisa de opinião com colegas de outras turmas e montaram um gráfico sobre a preferência dos estudantes quanto às opções de merenda.
Cidadania
Para a professora Bárbara Elisa Pereira, da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, de Quatro Barras, o prêmio reconhece um corajoso esforço de cidadania. Depois de lerem em sala de aula uma reportagem sobre a influência da estrutura das escolas sobre o ensino, os alunos do 4.º ano mandaram 22 cartas à Gazeta do Povo contando sobre os problemas que enfrentavam.
Após a manifestação, a repórter Anna Simas, autora da reportagem que inspirou o debate, foi à escola e relatou em nova matéria as dificuldades apresentadas pelos estudantes. Passados dois meses, a prefeitura fez uma grande reforma na escola. "Quando a Anna veio até a escola, os alunos já se emocionaram. Com a reforma, eles se sentiram mais importantes ainda porque sabem que uma ação deles mudou a realidade." Além da reforma, a repercussão da notícia também rendeu à escola a doação de novos computadores.