Estão abertas desde esta segunda-feira, dia 7, as inscrições para as instituições de ensino superior privadas aderirem ao Programa Universidade para Todos (ProUni). O prazo termina em 25 de novembro. O ProUni concede bolsas de estudo a alunos carentes e, em contrapartida, oferece benefícios fiscais.
As instituições que já aderiram ao ProUni no ano passado, devem emitir um termo aditivo, acessando o site do programa. A expectativa, segundo o Ministério da Educação (MEC), é que sejam oferecidas cerca de 100 mil bolsas de estudo integrais e parciais.
No Brasil inteiro, 1.142 instituições de ensino superior estão cadastrados no ProUni (sendo que 98 são do Paraná). Por meio do programa, são ofertadas atualmente 112,2 mil bolsas (40,3 mil parciais, de 50% da mensalidade do curso, e 71,9 mil integrais, equivalente a 100% da mensalidade). No Paraná, são 9.483 alunos beneficiados (5.615 com bolsa integral e 3.868 com bolsa parcial). Estudantes
O processo de inscrições aos alunos começarão no dia 28 de novembro. A data ainda não foi definida, de acordo com o MEC. Confira os quesitos necessários para participar do programa: - ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)- ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista integral- comprovar renda familiar per capita mensal de até um salário mínimo e meio (R$ 450,00) para concorrer à bolsa de estudo integral, e renda de até três salários mínimos (R$ 900,00) para concorrer à bolsa parcial de 50%- escolher o curso em instituição não-pública que tenha aderido ao ProUni.
Informações no site do ProUni, no prouni.mec.gov.br/prouni.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura