Pensar que a Língua Espanhola é mais fácil que a Inglesa pelas semelhanças que ela tem com o Português pode ser desastroso. É bom lembrar que, em vestibular, o 'portunhol' não resolve e pode reprovar! Segundo os professores de cursinhos, aqueles que fazem essa opção, sem conhecimento da Língua Espanhola, acabam caindo em uma verdadeira armadilha.

CARREGANDO :)

O fundador do Grupo Hispano, Jaime Marinero, dá dicas para os candidatos que pretendem prestar o primeiro vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral, que acontece neste domingo (19). "Para a prova de Espanhol, a UFPR Litoral deverá cobrar de seus candidatos, além da boa interpretação de textos, conteúdos como falsos cognatos e o domínio do 'tripé' gramatical, isto é, advérbios, proposições e conjunções. Isso dará a base técnica para que o aluno melhor entenda o texto", explica ele, que também é professor no Dom Bosco, Acesso, Bagozzi e Decisivo.

Na opinião de Marinero, as instituições particulares, além do 'tripé' gramatical, devem cobrar tópicos como artigos, possessivos, heterogenéticos, relativos edemonstrativos. Pára-quedista será penalizadoTanto nas instituições públicas quanto particulares, os alunos que têm conhecimento médio da Língua Espanhola vão se sair bem nas provas. "As equipes que elaboram os vestibulares são compostas por pessoas comprometidas e que prestigiam aqueles que estudam. O 'pára-quedista', ou seja, aquele que vai enfrentar a prova sem conhecimento de Espanhol, será penalizado. Acho justo, pois o vestibular nada mais é que a premiação para aqueles alunos dedicados e sérios", alerta.

Publicidade

Leia outros tópicos da matéria:

Conheça provas anteriores

Boa leitura do texto e tempo para as respostas