Estudante confere ensalamento no Centro Politécnico.| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

Acompanhe

Em parceria com o Curso Dom Bosco e o Colégio Marista Santa Maria, a Gazeta do Povo apresentará a resolução da prova, acompanhada de comentários em vídeo dos professores, logo após a divulgação do gabarito oficial, prevista para ocorrer até às 21 horas.

CARREGANDO :)

Paranaenses representam 86% do total

Os candidatos residentes no Paraná representam 86% dos pouco mais de 57 mil estudantes inscritos para o vestibular da UFPR. O número reforça a vocação da universidade para atender os jovens do estado e é uma consequência da manutenção do vestibular próprio, na avaliação do reitor da instituição, Zaki Akel, que em entrevista coletiva destacou a interiorização do certame neste ano.

O vestibular é a porta de entrada para 4.830 novos estudantes. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), organizado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), permite o acesso a 30% das vagas da instituição.

A data da prova deste ano coincidiu com o vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), situação que o reitor lamentou, mas disse ser inevitável. Ele justificou a escolha da data lembrando que no próximo fim de semana ocorre a prova do Enem, em 8 e 9 de novembro, e no domingo seguinte, 16 de novembro, será realizada a Maratona Caixa de Curitiba, o que complicaria o trânsito nas proximidades dos locais de prova.

Cotas

As vagas reservadas para cotistas sociais e raciais representam 40% do total no vestibular da UFPR, número que será ampliado para 50% no ano que vem (2015). A medida faz parte de uma "diretriz irreversível do Governo Federal de fazer uma grande política de inclusão", na análise de Zaki Akel, que aponta que esta mudança de perfil do aluno que entra na universidade cria uma pressão também na manutenção do estudante, como a oferta de moradia, alimentação e bolsas.

Candidata aguardava o início da prova
Prova da UFPR começa às 14h
Candidato corre para não perder a prova
O reitor Zaki Akel concede entrevista coletiva após o início do exame.
O Centro Politécnico recebeu 94 candidatos com deficiência física.

A dificuldade da prova de Física foi reclamação frequente entre os vestibulandos entrevistados pela Gazeta do Povo neste domingo (2), quando ocorreu a primeira fase de processo seletivo 2014/2015 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O vestibular contou com pouco mais de 50 mil candidatos e cerca de 6,4 mil faltantes, o que equivale a 11,24% dos 57.068 inscritos.

Publicidade

Concorrente a uma vaga na Engenharia Civil, Pablo Eduardo foi um dos que reclamou da disciplina de Física, ainda que a área de exatas seja o seu forte. "Em Humanas vou sempre mal", brincou, em tom de desabafo. Leticia Sokulski também sofreu para responder às questões sobre o tema, principalmente nas perguntas envolvendo eletrotécnica.

Gabriel Lima concorre a uma vaga no curso de Medicina pela terceira vez seguida, e considerou a deste ano a prova mais fácil que já fez na UFPR. Por ter sofrido um acidente há pouco tempo, o rapaz lamentou ter sentido muita dor de cabeça durante a prova, o que, segundo ele, prejudicou a concentração em algumas questões, como na prova de Geografia que exigia cálculo de coordenadas de latitude e longitude.

Números

No maior processo seletivo da história da instituição, 48.793 candidatos disputam as 4.830 vagas nos 117 cursos do vestibular geral, e há 8.275 inscritos para as 60 vagas para os cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar e dos Bombeiros.

Os portões de acesso dos vestibulandos aos locais de prova deveriam ter se fechado às 13h30, mas por causa de um acidente de trânsito nas proximidades do campus Jardim Botânico, o Núcleo de Concursos da universidade decidiu adiar o fechamento para às 13h40. As provas começam a ser respondidas a partir das 14 horas, e os candidatos ficaram livre para deixar o local de prova a partir das 15h40

Publicidade

Em Curitiba, os inscritos foram distribuídos em 33 locais de prova. A maior concentração de candidatos ocorreu nas instalações cedidas pela PUCPR, nas quais 11.675 inscritos prestaram o exame.

Este ano, o vestibular também é aplicado nos campi de Matinhos, no Litoral, em Jandaia do Sul e em Palotina. Os cursos mais concorridos são Medicina, com 59,08 candidatos por vaga, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, com 30,86 candidatos por vaga, e Psicologia, com 29,45 concorrentes por vaga.

Serviço

O gabarito provisório deve ser disponibilizado pela UFPR às horas deste domingo. Os candidatos têm até as 17 horas de terça-feira (4) para entrar com recursos, que devem ser analisados pelo Núcleo de Concursos (NC) em até 15 dias.

A previsão da universidade é de que tanto o resultado quanto o gabarito definitivo seja m divulgados no dia 24 de novembro, uma segunda-feira.

Publicidade

Os aprovados na primeira fase farão as provas de compreensão e produção de textos e de assuntos específicos, respectivamente, nos dias 30 de novembro e 1.º de dezembro.

Acompanhe

Em parceria com o Curso Dom Bosco e o Colégio Marista Santa Maria, a Gazeta do Povo apresentará a resolução da prova, acompanhada de comentários em vídeo dos professores, logo após a divulgação do gabarito oficial, prevista para ocorrer até às 21h deste domingo.

Vestibular da UFPR