A prova de Química foi considerada a mais difícil da primeira fase do vestibular Fuvest 2006, realizada neste domingo, segundo professores. "A avaliação foi de média para alta, sendo que quase metade dela abrangeu a área da físico-química, considerada a mais difícil pela maioria dos alunos", avalia Antônio Mario Salles, professor de Química dos cursinhos pré-vestibulares Objetivo.
Já para Joel Arnaldo Pontin, professor do Cursinho da Poli, a prova privilegia alunos das escolas particulares ao cobrar um extenso e abrangente conteúdo. "Temas como polimerização, radioatividade e esterificação são desconhecidos de alunos de escolas públicas. Vale refletir como esses estudantes se saíram nesta prova", questiona Pontin.
Ainda sobre a prova, a equipe de Química do Cursinho da Poli avaliou como inadequada a questão 71 (prova V), que trata de fertilizantes, por exigir do aluno um conhecimento sobre a fórmula do pentóxido de fósforo, que dificilmente algum vestibulando poderia saber.
Já as questões de Matemática não apresentaram surpresas nem nível de dificuldade elevado. "A prova foi bem distribuída, algo positivo, já que na primeira fase a avaliação deve ser mais geral, deixando a especificação da disciplina para a etapa seguinte", afirma Willian Tamashiro, professor de Matemática do Cursinho da Poli.
Giuseppe Nobilioni, professor de Matemática do Objetivo, acrescenta que o conteúdo geralmente ensinado no 3º ano do ensino médio ficou de fora desta primeira fase, como, por exemplo, polinômios ou números complexos. "Isso pode ser uma indicação de que na segunda fase estes assuntos façam parte da prova, para aqueles que optarem por carreiras da área de Exatas", calcula o professor.
Nas Humanas, a prova de Língua Portuguesa manteve o caráter interpretativo dos anos anteriores, sem ser muito exigente. Porém, para a equipe de português do Objetivo, a questão 9 (prova V) seria passível de anulação, já que teria como resposta correta a letra "a", embora o gabarito oficial da Fuvest aponte "b", como a correta.
Ontem foram realizadas provas de história, geografia, matemática, física, química, biologia, português e inglês.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano