Cerca de 150 mil estudantes paranaenses serão avaliados neste domingo (25) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com aumento de 93% em relação ao ano passado, o exame é um dos critérios para entrada no Prouni, o programa de bolsas de estudos do Governo Federal.
A prova será realizada das 13h às 18h (horário de Brasília), em todo o país por quase três milhões de pessoas. O aviso dado aos participantes é que cheguem com uma hora de antecedência. Os portões serão fechados às 12h55 e quem chegar atrasado não entra.
Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que não receberam o cartão de confirmação podem realizar o exame normalmente. Eles não serão barrados, já que o documento está chegando com atraso devido à greve dos Correios. Mas é necessário apresentar uma identidade com foto (RG, passaporte, carteira de motorista ou carteira de trabalho).
O questionário socioeconômico também deve ser levado preenchido no dia da prova. Quem não recebeu a tempo pode entregá-lo até 10 de outubro em qualquer agência dos Correios.
O Prouni tem o objetivo de garantir vagas em cursos de graduação da rede privada para estudantes de baixa renda e professores da rede pública. Neste ano, mais de 100 mil pessoas foram beneficiadas. Além disso, cerca de 470 instituições de ensino superior utilizam, de alguma forma, os resultados do Enem em seus processos seletivos. Confira a lista completa no site www.inep.gov.br/basica/enem/universidades.
Para saber o local da prova e o número de inscrição, basta acessar os seguintes sites: www.enem.inep.gov.br , www.correios.com.br/enem2005/default.cfm ou www.mec.gov.br. As informações também podem ser obtidas neste domingo pelo telefone 0800-616161. O horário de atendimento é das 8h às 13h. Outra opção é ligar diretamente para os telefones da Coordenação Nacional do Enem: (61) 2104-8203, 2104-9044 ou 2104-9046.
Resultados
A partir de 16 de novembro, os participantes receberão o Boletim Individual de Resultados. As notas individuais do não serão divulgadas ao público. Entretanto, as instituições interessadas nesses resultados (estabelecimentos de ensino pós-médio e superior, organizações empresariais e demais empregadores do mercado de trabalho) poderão ter acesso aos resultados, desde que obtenham a necessária autorização dos respectivos candidatos.
Até o final de outubro, a Coordenação Nacional do Enem pretende entregar à presidência do Inep o projeto inicial do Banco de Talentos. O objetivo é criar um ambiente virtual, no qual as empresas possam acessar o desempenho dos candidatos e entrar em contato com eles, a fim de facilitar sua entrada no mercado de trabalho.
Deixe sua opinião