A prova da primeira fase do vestibular da UFPR, realizada no domingo (8) tem muitos pontos em comum com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de responsabilidade do Ministério da Educação. A observação foi feita por professores de cursinho ouvidos pela Gazeta do Povo, que elogiaram o nível das questões da universidade paranaense.
“Assim como o Enem, a prova da Federal fez o aluno refletir sobre assuntos contemporâneos. Foi uma prova cidadã, com temas como refugiados, manipulação da mídia, conquistas dos cidadãos, inclusive dos LGBTs”, avalia Daniel Medeiros, professor de História do curso pré-vestibular do Positivo. Segundo ele, alguns temas abordados são polêmicos, mas necessários na sociedade democrática e plural do Brasil.
“A prova de Matemática deste domingo conversou bastante com a prova do Enem. Quem se preparou para a UFPR também foi bem no Enem. Isso se deve pela qualidade das provas e pelo fato de alguns professores da universidade fazerem parte da banca do MEC”, observa o professor de Matemática Ulysses Teixeira de Deus Bueno, do curso pré-vestibular do Colégio Expoente.
Essa também é a opinião de Wilmar Martins, professor de Biologia no pré-vestibular do Colégio Dom Bosco e em Ponta Grossa. “A prova da UFPR está cada vez mais próxima ao Enem. A comissão do concurso está de parabéns, porque o nível de exigência na prova de Biologia, por exemplo, condiz com os conhecimentos gerais que alunos de outras áreas, como de Engenharia Civil ou de Direito, precisa ter da disciplina”, afirma.
As questões de Matemática e de Biologia foram elogiadas por professores das disciplinas. “A prova exigiu uma noção intuitiva do aluno. Na pergunta sobre o polígono dentro de um círculo, o aluno não conseguiria resolver fazendo conta, mas apenas refletindo sobre o tema”, disse Bueno. Para Martins, mesmo alunos que trabalham, vão ao cursinho à noite e não tem tempo para estudar se saíram bem na prova de Biologia. “Era preciso saber usar o conhecimento adquirido para resolver problemas, sem decoreba”, diz.
Críticas
Causou surpresa, entre alunos e professores, uma mudança na prova de Física. Tradicionalmente, a UFPR fornecia um formulário com fórmulas. Dessa vez isso não ocorreu, o que gerou questionamentos na hora da prova e, posteriormente, nas redes sociais. “Não há problema em retirar isso, mas, sem aviso prévio, causou surpresa e estresse entre os alunos na hora da prova. Muitos chamaram os fiscais, questionando sobre a falta do formulário, e os fiscais nem sabiam o que responder”, relata o professor Fábio Carneiro, que atua no Positivo e no cursinho Solidário. Mas, de forma geral, o conteúdo da prova o agradou. “Em relação ao ano passado estava mais fácil, com temas bem distribuídos”, acrescentou.
Outro problema da prova, na opinião do professor Daniel Medeiros, foi a falta de cuidado na redação de enunciados e alternativas. “Isso foi observado pelo conjunto de professores, orações ambíguas, de difícil entendimento. Acaba favorecendo o aluno que não se preparou, mas que chuta e que tem chance de acertar. O bom aluno lê, fica confuso, perde tempo. Não seleciona os mais preparados”, explica.
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