A PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) são as únicas instituições paranaenses entre as 1.000 melhores do mundo, de acordo com o ranking mundial elaborado pela Times Higher Education e divulgado nesta terça-feira. Na lista anterior, havia cinco universidades do Paraná.
O levantamento mostra a PUCPR na faixa que vai da 801ª a milésima colocação, mesma classificação da UEPG e de outras nove instituições brasileiras. A partir da posição de número 200, o ranking não dá a posição individual das universidades.
Na comparação com a versão anterior, três universidades do Paraná deixaram a lista: a UFPR (Universidade Federal do Paraná), a UEM (Universidade Estadual de Maringá) e a UEL (Universidade Estadual de Londrina).
A lista tem 21 universidades brasileiras. Apenas três delas são privadas. A PUC-Rio é a melhor universidade particular do país na ranking, colocada na faixa entre a 601ª e a 800ª. A PUCRS aparece na mesma faixa da PUCPR, entre a 800ª e a milésima.
No ano passado, a UEPG não fez parte da lista. A PUC estava na mesma posição deste ano. Já a UFPR estava na faixa do 600º ao 800º lugar. A UEL e a UEM ficaram na faixa que vai do 801º ao 980º.
A USP (Universidade de São Paulo) continua como a melhor universidade do Brasil no ranking global, na faixa que vai da 250ª à 300ª posição. Em seguida, aparecem a Unicamp e a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).
A primeira colocada no ranking mundial é a Universidade de Oxford, na Inglaterra.A lista da Times Higher Education leva em conta aspectos como a quantidade de citações em pesquisas, grau de formação dos professores e o nível de internacionalização das instituições.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura