A concorrência no vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) será menor este ano, apesar da prorrogação no prazo de inscrições, que terminou no domingo. Para o concurso que acontece neste fim de semana há 12.780 candidatos, na disputa por 7.790 vagas em 54 cursos, espalhados por cinco campi no estado. O balanço final divulgado pela instituição equivale a 91% do total de inscritos no ano passado, quando foram cerca de 14 mil candidatos. Conforme o levantamento, 70% dos 54 cursos ofertados terão menos de um candidato por vaga.
A expectativa da instituição era de que o número ficasse entre 12 e 14 mil. Segundo o presidente da Comissão de Vestibular da PUC-PR, Elmo Brito, uma das justificativas para esta queda seria a quantidade de opções de escolha, lembrando que o Paraná conta hoje com 54 universidades e faculdades. Brito cita ainda o "minivestibular" de Londrina. "Parte das vagas já foram preenchidas em novembro e não houve interesse", diz. No mês passado, a PUC realizou um dia de provas no campus de Londrina, oferecendo 210 vagas antecipadamente, metade do total disponível na unidade.
Candidato/vaga
O curso mais concorrido da PUC-PR será Medicina, com 15,49 candidatos por vaga, seguido de Publicidade e Propaganda, com 4,22 por vaga, e Arquitetura e Urbanismo em terceiro, com uma concorrência de 4,10 candidatos para cada vaga. Apenas 16 cursos terão mais de um candidato por vaga. Os 38 restantes terão entre 0,13 (Teologia-tarde) e 0,99 (Educação Física). Confira a relação completa de candidato/vaga.
Concurso
As provas da PUC-PR acontecem em três etapas, a primeira às 15h do dia 17 de dezembro (História, Matemática e Biologia), a segunda e a terceira no dia 18, às 9h (Geografia, Física e Química) e às 15h (Redação, Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira).
Os candidatos não podem esquecer da ficha de inscrição e documento de identidade, do contrário não será permitida a entrada e realização das provas. Os portões serão fechados às 14h50 nos dois dias. O resultado do concurso será divulgado até o dia 6 de janeiro.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião