Trinta e sete mil e quinhentas pessoas estão aptas a ir as urnas nesta quarta-feira (23) para indicar o novo reitor na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Das 7h às 21h, 19 pontos de votação, incluindo seções em Palotina, no Oeste do estado, e na UFPR Litoral, estarão computando os votos de docentes, funcionários e estudantes.
Três chapas estão na disputa. "Dignidade e Orgulho de Ser UFPR" é o slogan da campanha do professor Francisco Assis Marques, que conta com Júlio Wiederkehr como vice-reitor. Sua principal proposta é recuperar a qualidade da universidade, que antes era reconhecida pela sua excelente produção cientifica, mas que hoje estaria bem abaixo do admissível.
A chapa encabeçada pelo professor de Farmacologia Cid Aymbré, "Representatividade e Autonomia na UFPR", defende uma instituição que discuta os seus estatutos e preserve a sua autonomia. O ensino de qualidade, que resulte em produção de conhecimento, é outra de suas propostas.
O terceiro candidato pretende se reeleger. Carlos Augusto Moreira Júnior aposta em alguns ganhos da sua gestão, como o aumento no orçamento de custeio da Federal, que agora é de R$ 34 milhões, o quarto melhor entre todas as universidades brasileiras. Se conseguir mais um mandato, o aumento no quadro docente e a construção de novos laboratórios são algumas das suas prioridades.
De acordo com o presidente do Conselho Eleitoral, professor João Negrão, o maior número de abstenções deve ficar entre os alunos da UFPR. "Temos aproximadamente 26.400 alunos, e acreditamos que entre 10 a 15 mil deles devem comparecer as seções de votação", afirma Negrão. Além disso, o professor declara que os docentes da universidade são os que mais comparecem, cerca de 70% deles devem votar. Entre os funcionários e servidores, de 60% a 70% do total de 7.800 comparecem as urnas.
O campus do Centro Politécnico concentra o maior número de votantes. Aproximadamente seis mil pessoas poderão ajudar a definir o nome do próximo reitor da universidade.
Ao término do pleito, a apuração tem início entre 22h e 23h no Teatro da Reitoria. A previsão é de que o resultado final seja divulgado na manhã desta quinta-feira (24).
A votação não é obrigatória, mas é aberta a todos aqueles que desejarem exercer a sua cidadania.
Para mais informações, acesse o site da UFPR.
Indicação
A votação que acontece nesta quarta-feira é apenas uma consulta. Quem vai homologar ou não o resultado é o Ministério da Educação. Segundo o Decreto Lei 1916/96, o Conselho Eleitoral, formado por representantes de alunos, professores e funcionários, tem um prazo de 60 dias antes do término do atual mandato para enviar uma lista tríplice com o três mais votados. A partir daí caberá aos ministro da Educação definir o novo reitor, que não precisa, necessariamente, ser o mais votado. Contudo, é este que acaba assumindo o cargo. O novo reitor assume em maio de 2006.
Deixe sua opinião