Foi aprovado na Assembléia Legislativa, nesta terça-feira (23), o projeto de lei que reajusta os salários dos professores das instituições estaduais de ensino superior. A proposta foi aceita por unanimidade pelos deputados estaduais e agora segue para sanção do governador Roberto Requião.
Pelo projeto, os professores auxiliares, aqueles que se encontram no primeiro estágio da carreira, terão reajuste de 10,14%. Os professores assistentes receberão 14,29% de aumento. Os professores adjuntos, 23,42%. Os professores associados, categoria na qual está a maior parte dos doutores, vão ganhar um reajuste de 32,64%. Por último, os professores titulares terão um aumento de 21,59% nos salários.
A medida beneficia 10.562 servidores. Desses, 5.208 são professores ativos e 1.648 inativos, enquanto outros 948 são colaboradores. O projeto também regulariza a vida funcional de 7.804 professores de 16 instituições. O governo trabalha ainda na elaboração de um plano de cargos e carreiras para o pessoal técnico-administrativo.
No sistema de ensino superior paranaense trabalham 14,6 mil servidores 5,2 mil professores efetivos, 948 professores colaboradores e 8,5 mil funcionários técnicos administrativos. Os aposentados são 2,3 mil.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast